PCdoB participa da Plenária pró Iriny

Militancia do PCdoB em Vitória prestigiou o ato politico da pré candidata a prefeita de Vitória Iriny Lopes do PT.

Plenária Iriny
Na noite da ultima quinta feira, cerca de 500 pessoas compareceu no Ato Político da Candidatura de Iriny Lopes a prefeita de Vitória. Além de militantes do PT e PCdoB estiveram também representantes do PV, PRTB, Psol e de diversas entidades do movimento sociais e religiosas.

O evento que ocorreu no clube anchietinha foi acompanhado pelo o membro da executiva nacional do PT, Valter Pomar. Em sua fala o dirigente petista afirmou que Iriny Lopes é candidata à prefeita e que o PT não quer abrir mão da única prefeitura de capital que dirige no sudeste e sul.

Iriny em sua fala agradeceu a destaca participação da militância do PCdoB no encontro e relembrou que o PCdoB foi aliado de primeira hora na campanha que levou João Coser a prefeitura de Vitória em 2004, e que se sentia muito feliz em repetir esse feito no atual momento.

Falaram em nome do PCdoB, José Suzano (presidente do Comitê Municipal) e Ronaldo Barbosa (Presidente Regional), ambas as falas de apoio a Iriny e de unidade do campo da esquerda em Vitória.

A comissão política do PCdoB de Vitória, em recente reunião aprovou uma resolução política sobre as eleições municipais que deve nortear o debate na convenção eleitoral de Junho.

Veja na Integra o documento aprovado.


Vencer a direita na Capital é tarefa
de todo o povo capixaba

 
A vitória da esquerda, com Lula à frente,
restringiu a ação dos neoliberais

A eleição de Lula, para a Presidência da República, foi o resultado de décadas de lutas das forças de esquerda e registrou um avanço significativo no nível de compreensão das massas em relação aos grandes temas que envolvem o debate da política nacional.

O povo brasileiro experimentou os governos neoliberais de Fernando Collor e FHC, sofrendo consequências desastrosas com a estagnação econômica, o desemprego, a política de juros altos, o endividamento externo, a ausência de linhas de crédito para a indústria nacional, a falta de investimento em infraestrutura, ciência e tecnologia, segurança, saúde e educação e a subserviência aos países imperialistas.

Nesse período, registrou-se o crescimento elevado da criminalidade, penalizando principalmente os jovens brasileiros. O consumo de drogas cresceu em todo país e transformou-se em grave problema social de difícil solução. Os fabricantes de armas foram favorecidos e passaram a abastecer os líderes criminosos do tráfico de drogas e as milícias que atuam nas periferias dos grandes centros urbanos.

Os governos de Collor e FHC arruinaram o Brasil com a imposição do neoliberalismo, adotando a política de retirar a atuação do estado no processo econômico da nação. O governo de FHC não se intimidou. Foi tão radical na aplicação da cartilha neoliberal que, além de fazer cessar os investimentos na economia, se arvorou na venda do patrimônio nacional, construído durante décadas com esforço do povo brasileiro.

Contrariando aos interesses nacionais, o governo entreguista de FHC vendeu as estatais brasileiras, como CST, CVRD, empresas de telefonia e energia; investiu na privatização dos bancos estaduais; tentou privatizar o Banco do Brasil, a CEF e a Petrobras; fez definhar a estrutura do estado brasileiro ao passar oito anos sem abrir concurso público; manteve os salários dos servidores públicos federais congelados; desestruturou a polícia federal; sucateou as forças armadas; promoveu a queda da qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro, principalmente nas áreas da saúde, educação e transporte.

É necessário intenso e persistente combate
à direita dissimulada

Lideranças conservadoras de destacado prestígio no Estado do Espírito Santo se alinharam aos neoliberais, atuando como ideólogos desses pensamentos retrógados. Duas lideranças capixabas ocupam papel relevante no cenário político nacional, prestando serviços aos segmentos políticos reacionários. São eles: Paulo Hartung, que no governo de FHC, além de pertencer ao PSDB, ocupou também a Presidência do BNDS, trampolim para sua eleição ao Senado Federal; e Luís Paulo de Veloso Lucas, líder de importância nacional, membro da equipe formuladora do pensamento econômico dos neoliberais no país e coordenador nacional da campanha de José Serra na última disputa presidencial. Esses dois conservadores neoliberais tentam, no Espírito Santo, passar a imagem de homens de esquerda a serviço do povo, mas na verdade se alinham mesmo às elites.

FHC, líder da direita a serviço de um projeto de destruição nacional, proporcionou o crescimento do desemprego, a precarização do trabalho, a decadência das condições sociais do povo brasileiro, um retrocesso econômico que gerou o descontentamento generalizado do empresariado nacionalista. Essas mazelas colocaram em xeque o projeto neoliberal, criando uma nova realidade que proporcionou as condições objetivas para o crescimento da esquerda sob o comando do PT, PSB, PCdoB e PDT.

A elevação do nível de consciência do povo brasileiro fez avançar os debates sobre os grandes temas nacionais que conquistaram importância destacada. A Frente Brasil Popular apresentou alternativas, que ganharam a adesão da população e foram aceitas como caminhos para a solução dos graves problemas nacionais impostos pelos neoliberais liderados por FHC e José Serra.

Os partidos de esquerda liderados por Lula, na disputa presidencial, enfrentaram as elites conservadoras, os neoliberais, o poder da imprensa e a interferência imperialista, venceram as eleições e abriram um novo ciclo político. A eleição de Lula criou novos espaços para a ampliação das vitórias, primeiramente com repercussão nos centros políticos mais avançados e posteriormente em todo o país.

Vitória dos partidos de esquerda na Capital do Espírito Santo

Em 2004, na Capital do Estado do Espírito Santo, a união do PT, PSB, PCdoB e PDT inviabilizou o projeto político retrógrado liderado por Paulo Hartung. O PCdoB se empenhou já nos primeiros momentos da articulação, ajudando a construir a candidatura de João Coser, do PT, por entender que a vitória da esquerda abriria novos espaços de participação popular, além do crescimento e consolidação dos partidos e projetos sob a liderança da esquerda.

Formou-se uma ampla frente Movimento Vitória de Todas as Cores formada pelo PT, PSB, PCdoB, PDT, PV, PHS e PAN, criando as condições para o debate com participação dos partidos e do povo em geral. As forças de esquerda unidas venceram as eleições, mas não foi uma vitória fácil. Enfrentaram Paulo Hartung, o governador do Estado que pretendia eleger na Capital o seu vice Lelo Coimbra. Além disso, ele liderava a construção de um projeto político conservador para toda a Grande Vitória, que só poderia ser viabilizado se conseguisse impedir a candidatura da esquerda na Capital.

Quando Paulo Hartung viu seu candidato inviabilizado pelo fortalecimento da candidatura de João Coser, se escondeu atrás do falso argumento da neutralidade para iludir as massas. Ali, foi revelado o seu perfil oportunista. As propostas das forças de esquerda em identidade com a vontade do povo de mudar o Brasil, além de consolidarem a candidatura do PT na Capital, venceram também com Sergio Vidigal na Serra, Helder Salomão em Cariacica e Max Filho em Vila Velha, contrariando na sua totalidade o projeto político de Paulo Hartung. A esquerda ganhou em todos os municípios da Grande Vitória, aplicando uma grande derrota a Hartung que se considerava o todo poderoso sob o comando da máquina do Estado. Foi derrotado o governador dos neoliberais.

Durante esses oito anos da administração do PT em Vitória, o Brasil avançou. Os dois mandatos de Lula criaram uma onda desenvolvimentista do Brasil, gerando quase 10 milhões de empregos, melhorando as condições sociais do povo e de crescimento da indústria nacional. O país ganhou prestígio internacional, ocupando a posição de sexta economia do mundo. Com amplo apoio das massas e sob o comando da esquerda, com Lula na liderança, foi eleita a presidenta da república Dilma Roussef. Uma mulher dirigindo a nação brasileira tornou-se um acontecimento de grande importância nacional e internacional, mostrando a imagem de um país moderno.

Agora, com a aproximação das eleições municipais, o momento é propício para aprofundar as discussões políticas e firmar os vínculos dos projetos com o povo atento a todos os acontecimentos. Às vésperas das eleições, o período é ideal para a consolidação do trabalho da esquerda na Capital. Construir alianças com PT, PSB, PCdoB, PDT e PV é o caminho para conduzir a vitória e imprimir outra derrota a Paulo Hartung.

A candidatura de Irini Lopes à Prefeitura de Vitória pelo PT é o único caminho da esquerda na Capital. Ministra do Governo Dilma, Irini é atuante na luta emancipacionista da mulher, comprometida com os movimentos sociais e ativa no combate à corrupção. Por isso, o PCdoB empenha-se para construir, com todos partidos que compõem a base de apoio ao Governo de João Coser na Capital, um projeto de continuidade ao trabalho desenvolvido em Vitória.

A direita vem se articulando para ganhar força no enfrentamento nacional, pretendendo eleger José Serra em São Paulo e ameaçando lançar Paulo Hartung em Vitória. Hartung nunca precisou tanto de um mandato como agora. Quer um mandato para servir-lhe de instrumento de apoio neste momento em que as acusações de corrupção corroem a sua imagem política.

Paulo Hartung, que se considerava o todo poderoso, na atualidade é um gigante com pés de barro. Deixou cair a sua máscara. O seu senso de oportunismo é tão refinado que luta pela candidatura única. Ele deseja ser praticamente nomeado, antes que seu prestígio político, em declínio, definhe por completo. Caso ele não consiga se viabilizar, vai encontrar dentre os conservadores alguém que cumpra esse papel sob seu comando.

O lançamento da candidatura de Iriny Lopes, com apoio dos partidos de esquerda, torna inviável a candidatura de Paulo Hartung e ao mesmo tempo garante espaços para o crescimento dos partidos de esquerda e de suas lideranças. Nesse momento da história capixaba, a disputa decisiva está na Capital. A união dos partidos progressistas atuando com firmeza e persistência, comportamento próprio dos revolucionários, vai conduzir até a vitória.

A proposta de dar continuidade aos projetos que já estão nas mãos da esquerda, na Capital, ganhará a compreensão e a adesão popular, além de também entusiasmar os militantes partidários do PT, PSB, PCdoB e PDT e de outros partidos que virão para ampliar a frente de partidos.

Vamos nessa difícil batalha lutar em defesa da manutenção do legado construído pela esquerda em Vitória!

Vamos lutar e vencer a direita liderada por Paulo Hartung na Capital, elegendo Iriny para prefeita e uma bancada numerosa de vereadores!

Vencer em Vitória preserva o espaço
conquistado pelas forcas de esquerda

A administração da Capital tem sido bem avaliada em relação aos indicadores sociais. As obras de saneamento básico elevam Vitória à condição de primeira capital com 100% do esgoto tratado. Também foram realizados avanços importantes nas áreas de infraestrutura e transporte. O Projeto Terra desenvolvido com responsabilidade mudou a paisagem, principalmente, nos bairros populares. O planejamento participativo envolvendo a população democratizou as decisões. Agora, é preciso avançar mais, dando continuidade a esse trabalho.

A administração de Vitória dirigida pelo PT sob a liderança de João Coser, em aliança nucleada pelos partidos de esquerda, representa uma conquista importante. É um exemplo do elevado nível de compreensão política do povo capixaba e contém conquistas que precisam ser preservadas. Vitória, por pertencer à Região Sudeste, participa das articulações políticas e econômicas de destaque, o que lhe confere importância relevante.

As forças de esquerda nesses oito anos, à frente da administração da Capital, atuaram com liberdade, consolidando suas direções municipais e registrando crescimento partidário, tanto político como numérico. O comando político da Capital tem importância estratégica para o sucesso dos partidos de esquerda e para as conquistas populares.

Por isso, o desespero da direita é grande porque ela compreende que, sem esse espaço, será derrotada sucessivamente até cair no esquecimento. Por isso, Paulo Hartung, ao mesmo tempo em que determina ao PT a retirada da candidatura de Iriny, bombardeia a administração de João Coser. As posições dissimuladas do ex-governador não são de agora. No período de Lula na Presidência, o Governo do Espírito Santo sempre recebeu apoio do Governo Federal, mas Hartung nunca se referiu ao apoio de Lula em nenhum local. Lula veio ao Espírito Santo 10 vezes. Na ultima eleição para a Presidência com Dilma à frente, Paulo Hartung se omitiu.

Importância estratégica da Vitória da esquerda na Capital

A disputa em Vitória tem importância estratégica. O que ocorre na Capital tem reflexo em todo o Estado, além de o resultado dessa eleição também influir na disputa presidencial. Por isso, é necessário ampliar os espaços conquistados e impedir o avanço dos conservadores. O Brasil precisa implantar reformas estruturais importantes, que só serão levadas adiante se fortalecer a esquerda no país.

A proposta do PCdoB e de outros partidos de esquerda tem compromisso com a construção do socialismo. Para avançar neste rumo, devem ser resolvidas questões urgentes que envolvem: uma reforma política ampla; reforma nos meios de comunicação de massas; reforma da educação; reforma tributária progressiva; reforma agrária; reforma urbana; fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecimento e ampliação da Seguridade Social; e fortalecimento da segurança pública.

Lutar por essas reformas é o caminho para o Brasil se desenvolver
dentro de um novo plano nacional de desenvolvimento!

Os questionamentos das lideranças populares, dos líderes partidários e do povo em geral nos temas de maior relevância, como saúde, educação, segurança e reforma política, devem ser debatidos amplamente. Mas para avançar nesta linha é importante contribuir na Capital, derrotando Paulo Hartung já em suas articulações.

Vamos trabalhar para eleger Iriny a Prefeita de Vitória!

A Capital sob o controle da esquerda está em boas mãos
e deve continuar assim!

Vitória, 10 de maio de 2012.

Partido Comunista do Brasil 
Comissão Politica PCdoB de Vitória