UJS reúne mil jovens no congresso de Olinda

Mais de mil jovens participaram na última sexta feira (11) no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, do VIII Congresso Municipal da União da Juventude Socialista.

A entidade foi fundada em 1980 com o intuito de politizar a juventude brasileira e defender a construção de um mundo socialista. Organizado a cada dois anos, o congresso da UJS envolve uma grande mobilização com etapas estaduais e nacional como forma de fortalecer a entidade, reafirmar suas bandeiras de luta e renovar seus métodos e suas direções.

Em Olinda, o congresso da UJS contou com oficinas de hip hop, grafitagem, le parkuor e skate, além de apresentações culturais que agitaram o Mercado Eufrásio durante todo o dia. A plenária final aprovou um documento sobre a conjuntura política e elegeu a nova direção composta por 26 membros, entre eles o estudante Roberto Santana, que foi reconduzido à presidência da entidade. A etapa estadual acontecerá no último final de semana de maio, na Universidade federal de Pernambuco.

UJS: "Nas Redes e Nas Ruas"

A expressão "Nas Redes e Nas Ruas" foi escolhida como o tema para nortear o Congresso Nacional da entidade, mostrando assim uma preocupação em dialogar com a juventude à luz da notável participação dos jovens do ciberespaço, principalmente nas redes sociais. A UJS passou a utilizar a internet de maneira mais sistemática para trocar experiências e mobilizar a juventude para a luta por mais direitos.

A UJS se consolidou no âmbito dos movimentos sociais brasileiros, principalmente no movimento estudantil secundarista e universitário, nos anos posteriores ao fim da ditadura militar no Brasil. Aglutinando e debatendo com milhares de jovens de todas as regiões, os dirigentes da UJS sempre se destacaram pela sua ousadia e coragem de encarar os desafios. Foram esses jovens socialistas que protagonizaram momentos de grande relevância na recente história política brasileira, a exemplo da geração "cara pintada" que gritou pelo "Fora Collor" ou da luta pela reforma na educação, momento em que vários grêmios estudantis e diretórios acadêmicos mobilizaram estudantes de todas as partes para denunciar a falência do modelo de educação implementado pelos governos neoliberais de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

A União da Juventude Socialista também se destacou na conquista de várias políticas públicas voltadas especificamente para os jovens brasileiros, implantadas a partir do governo Lula, ao denunciar que essa parcela demográfica é uma das mais atingidas pela violência, a marginalidade, o vício, o desemprego e principalmente o despreparo intelectual e profissional. Os congressos estudantis, que estão entre os principais espaços de atuação da UJS, têm sido espaços de notável relevância para a manifestação dessas bandeiras, quando os jovens são chamados a debater política e externar os seus anseios para a sociedade.

Fonte Site de Luciano Siqueira