François Hollande toma posse na presidência da França

O novo presidente francês anunciou os princípios e as prioridades de seu mandato, no momento em que foi empossado nesta terça-feira (15) na presidência da República francesa.

O líder do Partido Socialista declarou que será o presidente "de todos os franceses" e vai reorientar a França no caminho da justiça. Diante de país que votou claramente contra a política de direita e exige mudanças de fundo, o presidente empossado deu um tom conciliatório a seu pronunciamento: "Nossas diferenças não devem se transformar em divisões. O país tem necessidade de apaziguamento, de reconciliação. O papel do presidente da República é contribuir para isso".

“Eu não vou consertar tudo"

"Vou estabelecer as prioridades, mas não vou resolver tudo para todos em todos os lugares", disse, reafirmando que as regras de nomeação de funcionários públicos serão estabelecidas e "o interesse geral será o único critério a determinar a minha escolha dos grandes servidores do Estado".

"Democracia revitalizada"

François Hollande anunciou sua intenção de "revitalizar" a democracia local, com um novo ato de descentralização. "Novos espaços serão abertos aos parceiros sociais."

Distribuição mais justa

O novo presidente voltou a atacar as finanças, como fez em seu discurso de lançamento da campanha em janeiro último en Bourget, mas agora em termos mais amenos: "A justiça está na distribuição dos esforços indispensáveis"… "O momento é de repor a produção na frente da especulação".

Prioridade para a juventude

"Eu darei à juventude o lugar que deve ser dela, o primeiro lugar", assegura François Hollande, citando a Educação nacional como primeira instituição a apoiar, "a formação profissional" que também deve ser "renovada".

Crescimento e Direitos Humanos

"Muitos povos nos escutam e olham para nós", explicou François Hollande, que cita a Europa, em falta de "projetos, de solidariedade, de crescimento", e relembra sua vontade de promover um pacto de crescimento, além da redução das dívidas públicas. Sem deixar claro a orientação internacional, ficou na generalidade. Disse que, globalmente, a política externa francesa será engajada "com todas as forças democráticas" que se reivindicam como defensoras da Declaração dos Direitos Humanos.

Saudação aos ex-presidentes

Para simbolizar sua tomada de posse, o novo presidente homenageou seus antecessores, mencionando "Charles de Gaulle, que pôs seu prestígio a serviço da grandeza e da soberania da França, Georges Pompidou, que fez do imperativo industrial uma causa nacional, e Valéry Giscard d'Estaing, que relançou a modernização da sociedade francesa".

François Hollande se deteve um pouco mais na figura do único ex-presidente socialista, François Mitterrand, "para o qual tive um pensamento bastante particular hoje mesmo, a ele que tanto fez pelo avanço das liberdades e o progresso social". Saudando em seguida Jacques Chirac, "que marcou seu apego aos valores da República", François Hollande evitou qualificar o mandato de Nicolas Sarkozy, "a quem faço bons votos para a nova vida que se abre diante dele".

Da Redação, com informações de L´Humanité.
Tradução da Redação do Vermelho