Novo premiê francês quer corte de 30% no salário de ministros

Uma das primeiras propostas do novo primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, indicado nesta semana pelo recém-eleito François Hollande, prevê o corte de 30% dos salários dos 34 ministros do país.

A proposta será agora encaminhada ao Conselho de Ministros para a primeira reunião da Casa, que deverá contar com a presença de Hollande. O objetivo da medida é reduzir os gastos públicos em um período em que não apenas a França, como toda a Europa, sofre as consequências da crise econômica.

A indicação de Ayrault aconteceu ainda na terça-feira, quando Hollande tomou posse. Logo depois, o primeiro-ministro teve a missão de compor o novo governo e indicou 17 homens e 17 mulheres.

O ex-primeiro-ministro Laurent Fabius ocupará o ministério das Relações Exteriores, e o ex-ministro para Assuntos Europeus, Pierre Moscovici, será o responsável pela pasta da Economia.

Entre os demais ministros nomeados, destaque para Jean-Yves Le Drian em Defesa; Stephane Le Foll em Agricultura; Manuel Valls em Interior; Christiane Taubira em Justiça; Nicole Bricq em Ecologia; Marisol Touraine em Assuntos Civis; Aurelie Filippetti em Cultura; Najat Vallaud-Belkacem em Direitos das Mulheres; Genevieve Fioraso em Educação Superior.

Hollande agora se prepara para participar das reuniões do G8 (grupo integrado pelos Estados Unidos, pelo Japão, a Alemanha, o Reino Unido, a França, Itália, o Canadá e a Rússia), nos dias 18 e 19, e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na qual deverá debater a retirada das tropas do Afeganistão até o fim de 2014. Os dois encontros acontecem nos Estados Unidos.

Fonte: Opera Mundi