Lugo: Temos que vencer a pobreza para ter liberdade no Paraguai

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, declarou que o país deve “superar a pobreza, porque essa é outra forma de privar a liberdade” e chamou a consolidar o processo de mudanças iniciadas em 2008, quando assumiu a presidência. O pronunciamento faz parte das comemorações dos 201 anos da independência do país, que teve início nesta segunda-feira (14) e segue até esta terça (15).

Fernando Lugo durante desfile das comemorações do 201º aniversário da independência
do Paraguai/ Foto: Última Hora

“Se aproximam decisões políticas importantes e o futuro da nação é um horizonte que nos desafia a aprofundar as conquistas”, ressaltou Lugo.

Leia também:

Paraguai comemora 201 anos de independência
 

O mandatário chamou os cidadãos a “se comprometerem com o sepultamento da máfia, da corrupção, do contrabando e da ilegalidade” e pediu especialmente aos jovens que se coloquem “à frente desta luta”.

Lugo pediu esforços para evitar o retorno “do passado com pintura nova”, em clara alusão à ANR e ao projeto de Horacio Cartes, que pretende ganhar a chapa presidencial colorada, e recuperar o poder central para os colorados.

Responsabilidade para evitar poder Colorado

Apelando ao que chamou de “cultura de responsabilidade do país”, pediu aos cidadãos que sustentem o atual processo político, e que não permitam o retorno da “pior ditadura que o Paraguai teve”, a de Alfredo Stroessner, que foi sustentada pelo Partido Colorado por 35 anos.

Ressaltou ainda que esta nova etapa da história do Paraguai “criou uma nova cultura cidadã, a responsabilidade pelo país que se está construindo”.

O presidente advertiu que as comunidades indígenas nunca recuperaram sua independência desde que “a primeira espada se cravou no solo do novo mundo” e considerou que são “os mais dependentes dos dependentes no corpo da sociedade paraguaia”.

Com Telám e Última Hora