Professores em greve farão passeata até Igreja do Bonfim

Em assembléia na manhã desta terça-feira (15/5), os professores da rede estadual de ensino na Bahia decidiram manter a greve iniciada em 11 de abril. No encontro, os docentes aprovaram também a realização de uma caminhada do largo dos Mares até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na cidade baixa. A categoria marcou ainda uma nova assembleia para o dia 22 de maio.

“Vamos fazer uma grande mobilização com baianas, charangas, palhaços, tudo que a gente tem direito”, informou o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB), Rui Oliveira, falando sobre a caminhada até a Colina Sagrada.

Os professores paralisaram as atividades no início de abril por reivindicarem 22,22% de reajuste para todos, conforme acordo feito no final do ano passado entre as partes, mas, o governo afirma que não tem como pagar o reajuste, oferecendo apenas 6,5% de aumento. Desde então, o impasse persiste e o governo estadual sequer ensaiou uma tentativa de aproximação com o movimento grevista. “Nós estamos aguardando a iniciativa do governador, mas até agora nada”, reclamou Oliveira.

De Salvador,
Eliane Costa.