PCdoB ratifica candidatura de Inácio para Prefeitura de Fortaleza

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) diz não abrir mão da candidatura de Inácio Arruda à prefeitura de Fortaleza nas eleições de outubro, embora esteja disposto a conversar com outras siglas. A informação é do presidente estadual, Carlos Augusto Diógenes, ao acrescentar que no próximo fim de semana começam a ser realizadas as assembleias de base para escolha dos delegados à convenção que vai deliberar sobre os candidatos a cargos majoritários e proporcionais e homologar coligação.

Ele faz questão de dizer que o seu partido não se nega a conversar com outras legendas e está conversando. Com o PP já está definida uma aliança majoritária e proporcional. Para ampliar essa aliança, as lideranças do PCdoB estão conversando também integrantes do PSD, do PMDB e do PRP. O candidato a vice-prefeito não está definido, assim como a composição da coligação para vereador, pois dependendo da quantidade de aliados, poderá ser dividida em blocos.

As conversas com outros partidos são no sentido de ampliar a base de apoio ao seu candidato, ressalta Carlos Augusto Diógenes, ao afirmar que não se nega a conversar com lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT). Descarta, no entanto, a possibilidade da retirada da sua candidatura de Inácio Arruda em apoio ao candidato que for lançado pelo PT.

Quanto a um entendimento no plano nacional envolvendo as duas agremiações, assegura que isso não vai ocorrer porque em 2004 foi feito um acordo nesse sentido e não foi cumprido. Lembra que em 17 capitais o PCdoB apoiou nomes do PT, mas em Fortaleza o acordo não foi cumprido porque o PT lançou Luizianne como candidata.

Carlos Augusto Diógenes reconhece o direito do PT e outras agremiações lançarem candidato, mas informa que o PCdoB há anos vem se preparando para administrar a cidade. Como a situação lhe é favorável, não cogita a possibilidade de apoiar um candidato de outro partido no primeiro turno de votação.

Delegados

Quanto às assembleias de base o propósito do partido é realizar mais de 100, envolvendo mais de 3.000 filiados na Capital. Cada grupo de 15 filiados presentes a uma assembleia pode eleger um delegado à convenção que está marcada para o dia 23 de junho, com a possibilidade de ser adiada para o dia 30. As convenções de todos os partidos que forem participar das eleições deste ano devem ser realizadas do dia 10 ao dia 30 de junho.

A direção do PCdoB não fixou uma data específica para a realização das assembleias de base, cabendo a cada um dos 14 comitês distritais definir. Os comitês são formados por áreas da cidade e atividades dos filiados. Em 2011, o partido realizou 96 assembleias para escolher os delegados à convenção de escolha dos dirigentes e nelas foram discutidas questões referentes à cidade. Agora essas questões serão aprofundadas e definidas as propostas a integrarem o plano de governo para Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste

Leia também:

Presidente do PCdoB/CE avalia posição de Inácio na pesquisa Ibope