Vietnã coloca seu segundo satélite em órbita

O Vietnã dispõe a partir desta quarta-feira (16) de um segundo satélite, o VINASAT-2, lançado com sucesso da base francesa de Kourou, no território ultramarino francês para órbita terrestre.

O premiê vietnamita, Nguyen Tan Dung, assistiu de Ho Chi Minh, pela televisão nacional, a transmissão ao vivo do lançamento do foguete portador Ariane 5 e o sucessivo desacoplamento do artefato até colocar-se em sua posição orbital.

Tan Dung destacou o acontecimento como outra demonstração de soberania nacional espacial, quatro anos após a colocação em órbita, em 2008, do VINASAT-1.

Encarregado a uma corporação estadunidense a um custo de US$ 300 milhões, o novo satélite, dotado de uma tecnologia mais atualizada, projetado para 15 anos de vida útil, contribuirá para estabilizar os serviços de telecomunicações.

Por seu alcance permitirá uma melhor conexão com pescadores em alto mar, com setores da segurança e defesa e ampla cobertura em toda a península indochina, entre as vantagens divulgadas pelos meios locais de difusão.

O Vietnã é o 93º país a entrar para a lista de detentores de satélites na órbita terrestre.

Fonte: Prensa Latina