Copom divulgará voto de cada membro sobre taxa de juros

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 29 e 30 de maio, vai dar publicidade ao voto de cada membro. O comunicado do diretor de Política Monetária, emitido ao término da reunião para anunciar eventuais mudanças na taxa básica de juros (Selic), vai identificar como votou cada um dos sete diretores que integram o Comitê. Até hoje, o Banco Central informava apenas o placar da votação.

Segundo nota do BC, as linhas gerais do Copom foram mantidas e as alterações adotadas buscam apenas aperfeiçoar a sistemática de deliberação do comitê e dar mais transparência às decisões do colegiado de diretores, como determina a Lei de Acesso à Informação, que começou a entrar em vigor.

Na tradicional nota à imprensa que comunicará a decisão da taxa básica de juros (Selic), já na noite do dia 30, a novidade já constará e voto de cada um será publicado. Apesar de o comitê ter uma secretaria própria, a autarquia informou que não será possível a divulgação dos votos de encontros anteriores porque não há registros desses votos.

De acordo com o Banco Central,“com a entrada em vigor do novo marco legal e tendo em vista que o Copom foi criado com o objetivo de conferir maior publicidade às decisões do Banco Central sobre política monetária, seu regulamento foi alterado para prever, adicionalmente, o registro nominal e a divulgação dos votos dos membros do Comitê, tanto no comunicado, quanto na ata”.

Antes da Lei de Acesso, autoridades do BC defendiam a manutenção do sigilo sob o argumento de que os diretores poderiam ser alvo de pressões políticas caso os votos individuais fossem divulgados. A decisão de começar a divulgação foi tomada após o BC receber pedidos de informações sobre as decisões individuais já no primeiro dia de vigência da nova legislação.

Com agências