Governo premia redações e artigos sobre mulheres e feminismo

Trinta pessoas e escolas recebem nesta quinta-feira (17) em Brasília o 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero pelos trabalhos produzidos em redações e artigos científicos sobre relações de gênero, mulheres e feminismo. A premiação quer estimular a reflexão e a pesquisa sobre as desigualdades entre homens e mulheres e conscientizar a sociedade sobre o tema. Durante o evento, será lançada a oitava edição do prêmio.

A cerimônia, às 17 horas, no Palácio do Planalto, será conduzida pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e representantes das outras instituições que promovem o concurso: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres.

Tanto na categoria que envolve estudantes, como na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”, o concurso tem se constituído como uma oportunidade para fomentar reflexões nas instituições de ensino e comunidade, com contribuições no combate a todas as formas de discriminação, violência, preconceitos e desigualdades.

O 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero vai distribuir R$ 126 mil em dinheiro entre as e os vencedores, além de notebooks, computadores e bolsas de estudo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Professoras, professores, orientadoras e orientadores receberão assinatura anual da Revista Estudos Feministas e dos Cadernos Pagu.

O resultado final do Prêmio foi indicado por duas comissões julgadoras: uma para avaliar trabalhos de estudantes escolas do ensino médio e outra para os trabalhos de estudantes do ensino superior (graduação, especialistas, mestrado e doutorado). A sétima edição do concurso recebeu 3.965 inscrições.

De Brasília
Com informações da SPM