Hospital do Tricentenário passa a realizar exames de Filariose
Foi implantado no Hospital Tricentenário, Bairro Novo, o serviço fixo de coleta de gota espessa (fura dedo) para diagnóstico da Filariose. Desde o dia 14/05, uma equipe da Secretaria de Saúde de Olinda está atendendo a população que pode procurar, de segunda a sexta-feira, a partir das 23h até 01 da madrugada, o novo serviço.
Publicado 18/05/2012 15:40 | Editado 04/03/2020 16:56
O atendimento encontra-se funcionando na emergência do Ambulatório de Ortopedia daquele hospital filantrópico e não requer marcação prévia, pois a demanda é espontânea.
A coordenadora das políticas públicas da Filariose em Olinda, Paula Oliveira, destaca que o exame também está disponível diariamente, e no mesmo horário do Hospital do Tricentenário, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Adulto/Infantil, em Peixinhos. “Estamos com dois pontos fixos diariamente para atender a população olindense”, explicou informando que toda sexta-feira, no mesmo horário, a equipe também está atendendo nas Policlínicas de Rio Doce e São Benedito.
TRATAMENTO COLETIVO – A Secretaria de Saúde de Olinda tem intensificado o trabalho de tratamento coletivo no município. Os agentes comunitários de saúde estão visitando, diariamente, às comunidades de Jardim Brasil, Vila Tamandaré, Vila Manchete e Vila Popular. O tratamento é indicado para crianças acima de 4 anos de idade até pessoas com 65 anos. Porém, não se recomenda o tratamento para gestantes, lactentes, cardiopatas e com problemas renais e hepáticos.
Em junho, serão contempladas com o tratamento as comunidades de Aguazinha, Sapucaia, São Benedito, Passarinho e Caixa D’água.
Fonte; Secretaria de Comunicaçaõ de Olinda