Senado: PEC do Diploma pode ser votada em 2º turno esta semana

Os senadores discutem nesta terça-feira (22), a PEC 33/2009, que dispõe da exigência do diploma de curso superior de comunicação social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A votação, em segundo turno, ocorrerá após a terceira sessão de discussão prevista para quarta-feira (23).

As informações são do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Embora ainda haja uma medida provisória sobrestando a pauta, há um movimento para que algumas PECs sejam votadas esta semana.

Após a leitura da PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), na primeira sessão de discussão em segundo turno no plenário do Senado no dia 9 de maio, a matéria precisa ser posta em discussão em mais duas sessões deliberativas para ser votada. Nesta quarta-feira, dia 16, quando o senador José Sarney (PMDB/AM) presidia a sessão em plenário, os senadores Inácio Arruda (PCdoB/CE) e Walter Pinheiro (PT/BA) solicitaram a discussão da proposta que restitui a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

“O acordo firmado entre lideranças do Senado no final do ano passado era de que a votação em 2º turno ocorresse no início deste ano”, lembra o presidente da FENAJ, Celso Schröder. “Como estamos em maio, consideramos que é justo e razoável cobrar que este compromisso se concretize, pois os jornalistas brasileiros aguardam com muita expectativa”, conclui.

Fonte: Sindjorce