Grupos armados mantêm ações violentas na Síria

A violência dos grupos armados contra civis e militares prossegue na Síria, em meio às gestões internacionais para que se consiga uma solução política à crise.

Para quem está neste país já são comuns os relatórios da imprensa local sobre os ataques das forças irregulares, qualificadas pelo governo como terroristas, contra instalações civis e militares.

Nesta segunda à noite, uma bomba explodiu em um restaurante no bairro de Al-Qaboun, na capital, matando cinco civis e ferindo um número indeterminado, conforme informa nesta terça-feira uma nota da agência síria de informação, a Sana. Uma fonte disse à Sana que o artefato foi plantado por um grupo terrorista armado, causando a morte de vários civis.

As ações destes grupos contra a população estendem-se a outras áreas, e, por exemplo, na cidade de Deir Ezzor, elementos armados assassinaram a punhaladas o comerciante Mohammad Amin Haddad, dentro de sua loja.

Nessa cidade, as autoridades prenderam um subversivo nomeado Abdul-Kader al-Najris quando este colocava uma bomba sob o carro de um cidadão em al-Hamediya.

As autoridades continuam suas operações contra os grupos armados em aparente resposta às exigências da população, que pede mão de ferro contra os terroristas.

Os observadores da ONU prosseguem seu trabalho em áreas onde há informações de confrontos de forças governamentais com elementos armados irregulares.

Na cidade de Homs, uma delegação de observadores, acompanhada pelo subsecretário geral da ONU para as Operações de Manutenção da Paz, Hervé Ladsous, e o chefe da missão, Robert Mood, se encontrou com líderes tribais, atores populares e personalidades religiosas e sociais.

Durante a conversa os representantes desses grupos reafirmaram a unidade do povo sírio, sua rejeição à violência e sua insistência pela paz e pela preservação do território nacional.

Fonte: Prensa Latina