Unasul planeja enfrentar catástrofes naturais em conjunto

Especialistas dos países da União de Nações de América do Sul (UNASUL) realizaram nesta sexta-feira (25) um encontro em Lima para debater a criação de um mecanismo de ação conjunta de enfrentamento a desastres em qualquer de seus territórios.

O delegado peruano ao encontro, José Huerta, destacou a importância da oficina internacional "Propostas de Mecanismos de Cooperação entre os Ministérios de Defesa Sul-americanos ante Desastres Naturais e Antrópicos de Magnitude".

No encontro, aberto na quinta (24), participam militares, sismólogos e outros especialistas em temas como gerenciamento de riscos naturais ou causados por erros humanos.

Huerta assinalou que a união de esforços ante situações de desastre, é urgente, considerando que a região é altamente sísmica e a qualquer momento poderia ocorrer uma emergência, pelo qual o encontro busca "um mecanismo integral de cooperação a nível sul-americano".

Apontou que os terremotos sofridos pelo Chile, em 27 de fevereiro de 2009, e pelo Peru, em 15 de agosto de 2007, demonstram a necessidade de contar com um sistema integral de apoio mútuo, o que contribuiria a reduzir os riscos e incrementar a capacidade de resposta.

Fonte: Prensa Latina