Diplomatas visitam Departamento de Divulgação do PCCh

O Departamento de Divulgação do Partido Comunista da China (PCCh) abriu as portas nesta quinta-feira (24) a diplomatas estrangeiros. Cerca de 60 embaixadores de 49 países e da União Europeia entraram no local e realizaram um contato direto de perto com a entidade.

O órgão, considerado misterioso pelo público, abriu as portas e mostrou o trabalho cotidiano aos visitantes. O membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e ministro da Divulgação, Liu Yunshan, se encontrou com os diplomatas e respondeu a suas perguntas.

Os representantes de governo elogiaram a atividade na qual conheceram diretamente o trabalho de divulgação do PCCh e sentiram de perto a imagem de abertura e a disposição sincera do Partido de promover cooperações amistosas com o exterior.

Os diplomatas chegaram ao prédio do departamento, na Avenida Chang'an, em Pequim, às 14h20 desta quinta-feira. O vice-ministro da Divulgação, Luo Shugang, discursou na cerimônia de boas-vindas, desejando que a comunidade internacional conheça mais sobre o Departamento de Divulgação do PCCh através desta atividade.

"A divulgação cultural é uma atividade muito aberta. O Departamento de Divulgação dá ênfase à aprendizagem de experiências dos diversos países na divulgação cultural. Para nós, é muito importante também a promoção de conhecimento e cooperação com os governos, partidos, organizações e personalidades dos diversos países, com o objetivo de impulsionar o entendimento da comunidade internacional sobre o órgão."

O Departamento de Divulgação do PCCh é um dos órgãos diretamente subordinados ao Comitê Central do partido, cujo trabalho principal é pesquisa de teoria, política, publicação de imprensa e educação ao público. Sua história começou no ano 1924.

Os diplomatas estrangeiros visitaram a área de escritório e exposição de jornais e revistas publicados no primeiro período do estabelecimento do Partido Comunista da China. Além disso, os trabalhadores ainda mostraram o novo terminal multimídia e a produção de vídeo.

O embaixador do Marrocos na China, Jaafar Alj Hakim, afirmou que esta visita mostra a transparência e abertura do Partido Comunista.

"Eu notei que os trabalhos dos diversos departamentos do órgão são promovidos com ordem. O tema dos seus trabalhos é construção ideológica e modernização da China. Acho que cada país tem direito de escolher seu caminho de desenvolvimento. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dar parabéns ao governo chinês no seu esforço eficaz no melhoramento da vida do povo."

Após a visita, o membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, e ministro da Divulgação, Liu Yunshan, conversou com os diplomatas.

"Para o Departamento de Divulgação do PCCh, hoje é um dia de festa. Esta é a primeira vez que convidamos os diplomatas estrangeiros a visitar nosso órgão. As portas daqui estarão sempre abertas para os convidados presentes."

Liu disse que o trabalho da propaganda do partido na nova era é mais construtivo, aberto e popular. É um trabalho com alvo na população e em toda sociedade, que pede alta transparência e abertura. Ele expressou ainda o desejo de reforçar os contatos com os diplomatas presentes para aprender com as experiências de gestão de governo e estado. O objetivo é promover as cooperações e intercâmbios culturais e impulsionar o progresso da civilização humana.

Fonte: Rádio Internacional da China