Pernambuco inaugura sede administrativa do Parqtel
Na ultima terça-feira (22), foi inaugurado o centro administrativo do Parque Tecnológico de Eletro-eletrônica de Pernambuco (Parqtel). O local contará com laboratórios de designer e eletroeletrônica, salas de reunião, auditório, além de uma incubadora de empresas.
Publicado 28/05/2012 09:39 | Editado 04/03/2020 16:56
A ideia é assessorar as empresas instaladas no Parque Tecnológico com pesquisa e capacitação tecnológica da mão de obra local e de estudantes, por meio de cursos na área de tecnologia, prospecção de negócios e divulgação da marca do parque. Os investimentos na construção do parque tecnológico, na compra de equipamentos e de material chegaram a 13 milhões de reais.
O início do projeto, ainda no governo de Miguel Arraes, previa a instalação de empresas da área tecnológica com incentivos fiscais e infraestrutura. O projeto ganhou novo fôlego em 2009 e se tornou prioridade da secretaria de ciência e tecnologia, que na época tinha Luciana Santos à frente da pasta. Hoje o Parqtel já abriga seis empresas com um faturamento de cerca de R$ 55 milhões ao ano e que geram cerca de 500 empregos diretos.
O governador Eduardo Campos ressaltou a importância da implementação do parque para o crescimento da economia do estado e da região que possui 28% da população economicamente ativa do país e apenas 13% da economia. “Estamos em um processo buscando elevar a participação do estado na economia nacional proporcional à quantidade de pessoas e para isso temo que pensar à frente, nos motores de crescimento”, concluiu o governador.
Também será instalado no parque tecnológico um escritório de inovação para a proteção da propriedade intelectual e transferência tecnológica no Parqtel. “Já está na hora de transformar patentes em negócio” avalia o secretário estadual de ciência e tecnologia, Marcelino Granja.
Nos primeiros dois anos, o grupo gestor responsável pela administração do Parqtel será incubado ao Porto Digital, que conduzirá a administração do Parque até a criação de uma Organização Social (OS). O Governo do Estado ainda reincorporou áreas que constavam no projeto original do Parque e estavam sendo utilizadas para outros fins, como o espaço que estava sendo ocupado por uma empresa de ônibus. A área de 104 mil metros quadrados agora pertence ao Parqtel.
A solenidade de abertura contou com a participação, do governador do estado, Eduardo Campos, os secretários de educação, Anderson Gomes, da deputada federal Luciana Santos, do ex-ministro da ciência e tecnologia, Sérgio Rezende, os deputados estaduais Luciano Siqueira, Aluísio Lesa e Waldemar Borges, o secretário de ciência e tecnologia do Recife, José Bertotti, o superintendente do comitê diretor do Parqtel, Alexandre Stanford, o reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, além de empresários e trabalhadores das empresas instaladas no parque.
Fonte: Site da deputada Luciana Santos