Ministério da Integração libera recursos para o Piauí

Mais seis Estados que decretaram situação de emergência por causa da seca ou das fortes chuvas receberão os recursos

O Ministério da Integração Nacional divulgou a liberação de R$ 4.736.842,00 para o Estado do Piauí, destinados para obras de restabelecimento das cidades atingidas pela seca. Maranhão, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais, Acre, Rio Grande do Norte, que também decretaram situação de emergência, por causa da seca ou das fortes chuvas, também receberão os recursos.

Diante da urgência na execução das ações será antecipada a liberação de R$ 1.184.210,50. O repasse das demais parcelas está condicionado à apresentação do Plano de Trabalho, feito pela área competente. A aplicação dos recursos para execução das obras e serviços tem um prazo de 365 dias, a partir da liberação da primeira parcela.

As primeiras medidas a serem tomadas com a antecipação dos recursos do Ministério será a compra de equipamentos a serem utilizados em poços na região do Semiárido. Segundo Jerry Herbert, diretor da Defesa Civil do Piauí, depois de um levantamento, foi constatado que existem muitos poços com água, mas que não estão sendo utilizado pela falta de equipamentos necessários para fazer a distribuição.

Os recursos serão utilizados também para limpeza de barragens, que com o passar do tempo foram assoreadas e não conseguem acumular água suficiente. Outra medida imediata será a utilização de carros-pipas, no Estado foram cadastrados mais de 300 caminhões, que já trabalham para abastecer mais de 50 municípios atingidos pela seca. A outra parte do recurso será destinada para áreas priorizadas pelo Plano de Trabalho da Defesa Civil.