Slogan da Copa é um convite à união dos brasileiros, diz Aldo

O Ministério do Esporte, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) apresentaram nesta terça-feira (29) o slogan oficial da Copa do Mundo de 2014: “Juntos num só ritmo”, ou em inglês "All in one rhythm".

"O slogan é um convite para que todos os brasileiros se unam e celebrem o imenso sentimento de orgulho pela posição que o nosso país ocupa no cenário global e pelo nosso papel como anfitriões da Copa do Mundo de 2014", explicou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. "Também é um convite a todos, brasileiros e visitantes estrangeiros, para que, ao longo do torneio, encontrem e explorem o novo ritmo do Brasil: o ritmo da união e da diversidade, da inovação, da natureza, do futebol e da cultura brasileira."

Clique aqui para assistir ao vídeo

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, comentou durante a apresentação que com base na ideia central do ritmo, o slogan “unirá as torcidas no Brasil e no exterior em torno do que será uma celebração colorida e vibrante em um ritmo exclusivamente brasileiro."

Assim como na edição de 2006 do torneio, o significado das versões local e internacional do slogan difere levemente, apesar de ambas representarem a mesma ideia. Em português, a palavra "juntos" sintetiza o apelo para que todos os brasileiros sirvam de anfitriões e embaixadores do país nos preparativos para a competição e durante a mesma. O slogan oficial representa a essência dos cinco pilares que simbolizam o Brasil: uma sociedade coesa, o poder da inovação, uma natureza extraordinária, um futebol vibrante e a terra da felicidade.

Seis agências brasileiras pré-selecionadas fizeram 26 propostas de slogan — sempre em uma versão local e outra, internacional. "O futebol é tudo para o povo brasileiro", lembrou Ronaldo, integrante do Conselho de Administração do COL. "É por isso que ele tem um potencial tão grande de unir as pessoas e de ser uma influência positiva. O ritmo do futebol está por todas as partes no Brasil, unindo gente de todas as idades e de todas as classes sociais", completou o ex-atacante.

Fonte: Fifa