Argentina, Venezuela e Cuba reforçam cooperação com o Haiti

A Argentina, a Venezuela e Cuba fomentarão o desenvolvimento agrícola do Haiti e construirão um hospital de alta tecnologia, depois da assinatura dos acordos tripartites, informou a Presidência haitiana.

De acordo com o comunicado, o hospital, financiado pela Venezuela e Cuba, terá um valor de 78 mil dólares e será edificado na região de Corail, na capital Porto Príncipe, onde esteve a sede do primeiro-ministro, antes do terremoto de janeiro de 2010.

O documento acrescenta que a Argentina e a Venezuela se encarregarão de projetos para o desenvolvimento agrícola.

Os quatro países acordaram também em criar uma sociedade mista para administrar os fundos do projeto venezuelano Petrocaribe no Haiti, a construção de albergues, a doação de infraestrutura para a educação e a entrega de 300 bolsas a jovens pobres, indicou o texto.

No domingo passado, o primeiro-ministro lançou um programa de ajuda social que beneficiará mais de 100 mil mães haitianas.

O projeto é dotado de cerca de 13 milhões de dólares, procedentes também da Petrocaribe.

O Haiti vive uma situação de crise há mais de dois anos, quando o terremoto provocou mais de 300 mil mortos e dois milhões de desabrigados, dos quais mais de 400 mil ainda residem em acampamentos onde a situação é cada vez mais crítica.

A nação sofre também uma epidemia de cólera que ceifou mais de sete mil vidas e a Organização Panamericana da Saúde estima que este número pode ser triplicado a partir deste mês, este mês, quando começará a estação das chuvas e piorarão as condições de insalubridade.

Prensa Latina