PT não se conforma com convocação de Agnelo para CPI

A CPI do Cachoeira convocou ontem os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT-DF) […]

A CPI do Cachoeira convocou ontem os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT-DF) para depoimentos ainda sem data marcada. A convocação de Agnelo Queiroz representou uma dura derrota para o PT, que ficou perplexo após a proclamação do resultado: 16 a 12 pela ida do governador brasiliense à comissão. Isolado, o partido foi atropelado pelo PMDB, que conseguiu blindar o governador fluminense, Sérgio Cabral Filho, e vingar-se da quebra do sigilo da construtora Delta Nacional.

O "Correio Brasiliense" apurou que o PMDB não engoliu a disposição do PT em quebrar o sigilo da construtora Delta Nacional. Os peemedebistas reclamaram que em nenhuma das ligações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal há qualquer menção a Sérgio Cabral. O próprio governador lembrou isso. “Não é possível alguém querer transformar uma CPI em palanque em pleno ano eleitoral”, reclamou. Os petistas defendem-se, alegando que não havia mais como segurar a quebra do sigilo da Delta, diante dos fatos que se sucediam e à quebra do sigilo bancário e fiscal de Cláudio Abreu — ex-diretor da Delta no Centro-Oeste — e Heraldo Puccini, representante da empresa em São Paulo. A vingança do PMDB deixou o PT sem ação. “A gente não esperava por essa”, reconheceu o senador Humberto Costa (PT-PE), aturdido, logo após a reunião.