Dois municípios dos Inhamuns inauguram unidades de saúde

Em seis municípios da 15º Regional de Saúde, nos Inhamuns, foram construídas Unidades Básicas de Saúde da Família com recursos do Governo do Estado e nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Duas delas ficam em Crateús e Ipaporanga, que serão inauguradas na próxima quarta-feira, dia 6 de junho, com a participação do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Em Ipaporanga, às 18 horas, e em Crateús, às 20 horas.

Das outras quatro unidades, três já foram entregues à população nos municípios de Ararendá, Novas Russas e Novo Oriente, e uma, em Tamboril, está com as obras prontas para ser inaugurada.

Em Crateús a nova UBSF fica no distrito de Curral Velho, a 20 quilômetros da sede do município. A UBSF de Ipaporanga também fica fora da sede do município. Foi construída no distrito de Lagoa do Barro. “Quando o Programa Saúde da Família surgiu em 1994 a universalização era o foco de todo mundo que trabalha na atenção básica. Agora, com a evolução nos níveis de cobertura do PSF, o desafio é qualificar cada vez mais os serviços”, afirma o secretário de saúde de Crateús, Humberto César Frota. Ele acrescenta que lá a nova unidade vai substituir um antigo posto que funcionava em condições precárias: “agora, além de instalações modernas, com salas climatizadas, a UBSF vai acolher os profissionais e as famílias com equipamentos novos”. Segundo o secretário, no dia seguinte após a inauguração a unidade já começa a atender à população.

Em cada nova Unidade Básica de Saúde da Família, o governo do Estado investiu nas obras R$ 178.676,00. Para a construção das 150 UBSFs em 150 municípios que cumpriram metas de atenção básica o Estado liberou R$ 26,7 milhões. Entre as metas, realização de pelo menos quatro consultas às gestantes e cobertura de, no mínimo, 70% do Programa Saúde da Família, além de participação nos consórcios públicos de saúde, estratégia de gestão utilizada pelo Estado no custeio compartilhado de policlínicas e Centros de Especialidades regionais. Na região de Crateús, funciona o novo CEO regional sob gestão de consórcio público de saúde. A policlínica regional, em fase de conclusão, também terá gestão através de consórcio.

Fonte: Sesa