México: Obrador sobe em pesquisa e chega perto de Enrique Peña
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31) pelo jornal mexicano Reforma, o maior do país, mostra candidato de esquerda nas eleições mexicanas, Andrés Manuel López Obrador do Partido da Revolução Democrática (PRD) com 34% das intenções de voto, ante 38% de Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI). Desde o início da semana pesquisas vêm mostrando uma redução da distância entre Obrador e Peña Nieto.
Publicado 01/06/2012 11:08

Josefina Vázquez Mota, do governista Partido da Ação Nacional (PAN), caiu bastante e está com 23%. Na pesquisa anterior do mesmo jornal, Peña Nieto estava com 42%, López Obrador com 27% e Josefina, com 29%.
“Esta pesquisa é uma bomba”, escreveu o analista político Sergio Aguayo, no site político mexicano “Animal Político”. Aguayo previu uma disputa acirrada na eleição de 1º de julho.
Obrador declarou ao La Jornada estar muito contente com o resultado da campanha e pediu serenidade na campanha: “que não queiram outra campanha suja ou outra guerra suja como fizeram em 2006”.
O candidato progressista perdeu por pouco as últimas eleições presidenciais e não reconheceu o resultado.
Analistas dizem que o recente surgimento do movimento estudantil apartidário “#YoSoy132” é uma novidade na campanha. Os jovens questionam a volta do PRI ao poder – o partido comandou a política mexicana por sete décadas, até perder as eleições em 2000. “O movimento estudantil está afetando os números de Peña Nieto”, notou Campos.
Com informações da Dow Jones e do La Jornada