Unegro-RS elege sua nova direção

A União de Negros pela Igualdade, seção Rio Grande do Sul reuniu cerca de 250 delegados e militantes no seu 4º Congresso Estadual ocorrido em Caxias do Sul, no dia 26 de maio. Na ocasião foi eleita a nova direção estadual e conselho deliberativo no biênio 2012-2014.

Nova direção Unegro-RS - Divulgação

As atividades iniciou com um ato político, que teve a participação de diversas lideranças, dentre eles o deputado federal Assis Melo, os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias, Leandro Velho; do Codene, Sérgio Silva; do COMDIM, Silvana Conti; a vice-presidente Nacional da Unegro, Estela Cardoso, além de representantes de entidades como a União da Juventude Socialista e o Conselho da Igualdade Racial de Caxias do Sul. 

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias, Leandro Velho saudou a todos os congressistas, ressaltando que a “unidade e amplitude da luta por um novo modelo de desenvolvimento para o país passa pela luta do povo contra todas as formas de discriminação e preconceito, e nosso sindicato está ao lado desta luta, por isso a luta da Unegro também é nossa!”. Já o deputado federal Assis Melo destacou que o racismo e o preconceito, muito forte na região, vêm se diluindo na medida em que a própria população de Caxias está mudando a cara da cidade e tem recebido um contingente de moradores do interior. O parlamentar afirmou ainda que “a tarefa não é fácil e precisa de instrumentos de luta como a Unegro para pautar as políticas públicas voltadas a combater o racismo, uma chaga imposta pelo sistema capitalista e que precisa ser superada”.

A vice-presidente Nacional da Unegro, Estela Cardoso, ressaltou que “se no terceiro congresso da Unegro defendíamos que o movimento negro precisava dar um passo adiante em suas propostas para combater o racismo no país, agora é preciso que este passo adiante se materialize na projeção das negras e negros para compartilhar o poder que ainda é branco e machista em nosso país”. Conforme ela, a Unegro vem se esforçando para aprofundar o debate do compartilhamento do poder entre as diferentes instâncias como o legislativo, o executivo e o judiciário, pois, são nestes poderes que os destinos do povo são decididos.

“Precisamos nos empoderar também do conhecimento, estar presente nas universidades, na pós-graduação, nos projetos de pesquisa acadêmica, debater com profundidade os temas relativos à negritude e os destinos do país para que não deixemos os outros falarem por nós, afinal o poder está em todos os ramos da sociedade e não podemos estar fora destes importantes espaços”. 

Propostas para a nova gestão

Um balanço das ações da Unegro RS foi apresentado na parte da tarde pelos coordenadores da atual gestão da Unegro, destacando o avanço da organização no RS a partir das ações em Conselhos Municipais e Estadual (CODENE), a interiorização da entidade e sua presença mais destacada em Porto Alegre, região metropolitana e Caxias. Também foram apresentadas algumas proposições debatidas e aprovadas pela plenária a serem trabalhadas pela nova diretoria da entidade, dentre elas a proposta de retomada da luta contra o extermínio da juventude negra; ampliação da influência teórica da Unegro no Movimento Negro; abraçar bandeiras importantes como os 10% do Pré Sal para a Educação em conjunto com outros movimentos sociais; ampliação da presença nos Conselhos de participação da comunidade negra; construção de uma política de finanças com o objetivo de sustentabilidade da entidade; ampliação das relações de gênero, especificamente o de livre orientação sexual; campanha para a criação de núcleos da Unegro em cidades com mais de 100 mil habitantes e a consolidação dos núcleos já existentes.

Foi aprovado por unanimidade a alteração do Estatuto da Unegro RS que se adéqua ao nacional, passando da atual forma de coordenação em sua estrutura de direção para o sistema presidencialista, incluindo em sua estruturação o Conselho Deliberativo como forma de ampliar a democracia interna da entidade. Foi aprovado ainda a paridade de gênero da direção da Unegro, tendo à nova gestão a tarefa de construir a presença de 50% de mulheres nas direções da entidade como meta.

Também foi eleita e empossada e nova direção da Unegro RS, que ficou assim constituída:

Presidenta: Elis Regina Gomes
Vice-Presidente: Luis Fernando Rosa 
Secretário Geral: Geovani Machado
Tesoureiro: Antônio Carlos dos Santos
Secretaria de Juventude: Gisele Vidal
Secretaria de Mulheres: Ivani Lima 
Secretaria de Educação e Cultura: Fabiane Pavani
Secretaria de Comunicação e Formação: Barbara Paiva
Secretaria de Comunidades Tradicionais: Jorge Rodrigues
Secretaria Sindical: Cleber Barcelos

CONSELHO DELIBERATIVO
Tatiane Barreto (Gravataí), Laucemar Gonçalves (Canoas), Elizabete Troquato (Sapucaia do Sul), Geo Bento (Cachoeirinha), Pedro Lúcio (Encruzilhada do Sul), Vitor Aci Moreira (Campo Bom), Silvio Braga (São Leopoldo) e representação de Bagé.