Evo Morales inaugura Cúpula Social na Bolívia

O presidente boliviano, Evo Morales, inaugura hoje a Cúpula paralela à 42ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Cochabamba, da qual participam mais de dois mil representantes de organizações sociais latino-americanas.

O encontro dos movimentos sociais será aberto no Coliseu Municipal de Tiquipaya, com a presença de representantes do Peru, Chile, México, Argentina, Chile, Equador, Brasil, Venezuela e Bolívia, entre outros países, que instalarão cinco mesas de trabalho com temas específicos.

As delegações serão agrupadas nessas cinco mesas nas quais serão debatidos temas ligados à segurança e soberania alimentar, mudanças climáticas, segurança cidadã, integração dos povos e o aprofundamento da democracia no continente.

O encontro também analisará a demanda da Argentina sobre as Ilhas Malvinas, ocupadas pelo Reino Unido, e a demanda de uma saída marítima para a Bolívia através do Chile, que data de 1879, quando uma invasão de surpresa do Chile sobre a Bolívia cerceou a passagem desta para o mar.

Os movimentos sociais abordarão igualmente o pedido de despenalização do uso tradicional (mastigação) da folha de coca pelos povos andinos, tema promovido pela Bolívia, segundo anunciou o vice-ministro de Articulação com os Movimentos Sociais, César Navarro.

Na terça-feira (5), os presidentes das comissões entregarão as conclusões dos debates ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, a fim de que sejam levadas em consideração como parte das resoluções da 42ª Assembleia desse organismo multilateral.

Prensa Latina