Fumo mata 6 milhões e é alvo de campanha contra indústria

O fumo é a segunda causa de mortalidade no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os males provocados pelo tabaco respondem por um em cada dez óbitos entre adultos, e resultam em 6 milhões de vítimas por ano.

O índice anual pode saltar para 8 milhões, em 2030, caso as políticas públicas não avancem.

Segundo o órgão das Nações Unidas, o fumo só perde, em número de mortes, para a hipertensão. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (31), data em que é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco.

Neste ano, a OMS pauta a denúncia da indústria tabagista. As empresas do ramo pretendem acabar com as campanhas de advertências sanitárias que ilustram as embalagens de cigarro. Elas alegam que as campanhas atingem o direito de utilizar marcas legalmente registradas.

No Brasil, a situação não é melhor que a registrada no resto do mundo. A Fiocruz divulgou um estudo, baseado em dados de 2008, no qual o cigarro é responsabilizado por 13% das mortes ocorridas no ano.

Ainda em 2008, mais de 130 mil brasileiros morreram em consequência das 15 principais doenças atribuídas ao fumo. A estimativa é que o consumo do tabaco encurte em cinco anos, em média, a vida de um fumante. Aproximadamente 15% dos adultos, no Brasil, são dependentes do cigarro.

Fonte: Radioagência NP