Pacto pelo Pecém tem diálogo com prefeituras e movimentos sociais

Serão realizados nesta terça (05/06) e quarta-feira (06/06) os primeiros diálogos sobre a proposta do Pacto Pelo Pecém entre os núcleos das prefeituras e dos movimentos sociais. As reuniões acontecerão no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa e contarão com a participação dos gestores municipais do entorno da área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e de integrantes de movimentos sociais envolvidos.

Para o evento da terça-feira, foram convidados representantes de 68 prefeituras com o objetivo de discutir os impactos a serem enfrentados pela instalação de empreendimentos do CIPP. Na quarta, participam os movimentos sociais, tais como associações de moradores, comunidades indígenas, sindicatos dos funcionários já instalados no Complexo.

O Pacto pelo Pecém é uma iniciativa articulada pelo Conselho de Altos Estudos da AL que visa construir uma estratégia pactuada para o desenvolvimento sustentável do Complexo Industrial e Portuário, discutindo os aspectos positivos e negativos sob o ponto de vista econômico, social, ambiental e político.

Foram convidados para participar dos encontros, expondo suas visões e ideias sobre o CIP, os diversos atores envolvidos como empresários, trabalhadores, moradores da região, movimentos sociais e da sociedade civil, além dos representantes do poder público municipal, estadual e federal.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa