MEC abre 260 novas vagas em cursos federais de medicina
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nessa terça-feira (5/6), a criação de mais quatro novos cursos federais de medicina na Bahia, que, até então, contava apenas com o da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Com a expansão anunciada, a Bahia sai de 160 para 420 vagas para medicina ofertadas por instituições vinculadas à União.
Publicado 06/06/2012 20:24 | Editado 04/03/2020 16:18
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, terão 80 vagas cada, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Paulo Afonso, 40, e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), localizada em Santo Antônio de Jesus, 60, totalizando 260 novas vagas.
O ministro da Educação, Aloízio Mercadante (PCdoB), informou que para apoiar a expansão das vagas serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos. Além desses quatro cursos federais, o MEC anunciou a abertura do curso de medicina da Universidade de Salvador (Unifacs), com sede na capital baiana, com 100 vagas.
Estudantes e moradores dos municípios que receberão os cursos comemoraram a novidade. Em Barreiras, por exemplo, a notícia foi recebida com foguetes, como postou a jornalista Virgília Vieira, em sua conta no facebook: “Eita galera, foguete ‘ta comendo na alta’ aqui em Barreiras. Aprovado: MEDICINA NA UFOBA! Isso é bom”.
De Salvador,
Erikson Walla
Com informações da Secom/Ba