Partido de Hollande é favorito nas eleições legislativas

Faltando dois dias para o primeiro turno das eleições legislativas francesas, pesquisas publicadas nesta sexta-feira (8) mantêm em primeiro lugar na intenção de voto a aliança entre o Partido Socialista (PS) e Europa Ecologia-Os Verdes.

De acordo com a empresa Ipsos Logica Business, a coalizão atingiria 36,5 % dos votos, enquanto a União por um Movimento Popular (UMP), do ex-presidente Nicolás Sarkozy, ficaria em segundo lugar com 34,5 pontos.

Isto permitiria ao PS e os ecologistas um potencial entre 293 a 343 deputados na Assembleia Nacional, enquanto a UMP conseguiria entre 231 e 285.

A pesquisa outorga 15 pontos à ultradireitista Frente Nacional, de Marine Le Pen, agrupamento que retornaria com um bom número de representantes à Câmera baixa, depois de vários anos de ausência legislativa.

A Frente de Esquerda atinge 8% de intenção de voto, o qual poderia se traduzir entre 25 e 35 cadeiras.

Os prognósticos são muito similares aos publicados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto de Estudos de Mercado e Opinião BVA.

Diferentemente dos anteriores, uma pesquisa de Opinião-Way Fiducial estima que o PS por si só possa conquistar entre 290 e 320 cadeiras, e legislar sem necessidade do apoio dos Verdes e a Frente de Esquerda.

Para aprovar leis na Assembleia Nacional requer-se a maioria absoluta de deputados, isto é, 289 dos 577.

A campanha proselitista para as eleições legislativas finalizará nesta sexta (8) à meia-noite, quando deve cessar toda atividade para incitar ao voto, incluída a publicação de pesquisas.

Com Prensa Latina