1o Encontro Audiovisual Jovem fomenta audiovisual na AL

Jovens centro-americanos/as interessados/as na área audiovisual têm até o dia 25 de junho para se inscrever no 1o  Encontro Audiovisual Jovem. O evento ocorrerá entre os dias 23 de julho e cinco de agosto, na Costa Rica, no marco do Festival Internacional de Cinema 2012 – Paz com a Terra.

De acordo com a convocatória, o Encontro é destinado a jovens de 18 a 30 anos de idade residentes na Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, que tenham interesse em audiovisual e que possam ter conhecimentos básicos na área.

Para realizar a inscrição, é necessário enviar um correio eletrônico para [email protected] – com o assunto "Aplicação para o Encontro Audiovisual Jovem” – até o dia 25 deste mês com: carta de motivação para participar do encontro (uma página), currículo, carta de referência, e material audiovisual prévio (opcional).

Os/as selecionados/as receberão bolsas que custearão a matrícula da oficina, além de hospedagem, alimentação e transporte durante os dias da formação. Participantes estrangeiros/as deverão arcar com as despesas da passagem até Costa Rica.

"O objetivo é oferecer possibilidade de troca e formação em produção audiovisual aos/ às jovens da região, os/as quais geralmente não contam com espaços de educação formal no tema. O encontro propõe sistematizar e aprofundar os conhecimentos teórico-práticos do audiovisual e suas novas tendências na área do documentário, a docu-ficção e os gêneros híbridos”, destaca a convocatória.

Durante duas semanas, os/as participantes receberão formações sobre conteúdos como: teoria da imagem, manuseio da câmera, edição de vídeo, fundamentos dramatúrgicos, vídeo na internet, cinemateca e análise de casos, e desenvolvimento de projetos.

As oficinas têm a intenção de criar e formalizar redes de trabalho entre produtores/as e realizadores/as, além de "produzir, realizar e montar/editar vídeos grupais vinculados a temas do entorno, cultura e sociedade, utilizando ferramentas das novas narrativas e tecnologias” e "realizar apresentações de produções relacionadas às novas tendências narrativas e estruturas dramáticas, assim como produções que utilizam novas tecnologias nos processos de produção e distribuição”.

A atividade é uma realização do Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica, juntamente com Cinergia – Fundo de Fomento ao Audiovisual da América Central e Cuba, e Nova Escola de Cinema e Televisão da Universidade Veritas. Os/as participantes receberão certificados de presença e participação nas oficinas.

Mais informações: http://www.cinergia.org

Fonte: Adital