Central sindical cubana bate recorde de filiação

A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) bateu seu recorde de afiliação ao somar em abril passado 3.517.000 membros, informou a imprensa cubana nesta segunda-feira (11).

A cifra superou o registro de setembro de 2006, quando os trabalhadores sindicalizados atingiam a cifra de mais de 3,3 milhões, destacou o semanário Trabalhadores, que comparou o resultado com as tendências no mundo à diminuição dos incorporados a sindicatos.

O membro do Secretariado Nacional da CTC, Armando Delgado, disse à publicação que o setor estatal continua como a maior fonte de filiações do sindicato, com um total de 3,15 milhões.

No entanto, o sindicalista chamou a atenção sobre a mudança do gerenciamento trabalhista, com o reordenamento surgido a partir de 2010, na tentativa de reduzir o excesso de trabalhadores em alguns setores e empresas do Estado.

Em tal sentido, até o fechamento de abril já tinham se integrado aos sindicatos mais de 250 mil autônomos, dos cerca de 370 mil que existem em Cuba, em mais de 180 atividades econômicas.

Fonte: Prensa Latina