Evento paralelo da Rio+20 debate sustentabilidade no esporte

A Rio+20 vai promover um evento paralelo – a Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz -, para discutir propostas de sustentabilidade na gestão esportiva e Economia Verde nos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fará a abertura oficial do evento, no dia 21 de junho no Rio de Janeiro.

A International Summit of Sport Sustainability and Sport for Peace (nome do evento em inglês) é o único evento paralelo à Conferência Rio+20 a trazer o debate sobre a sustentabilidade para a ótica da gestão esportiva. E reunirá, além de líderes e tomadores de decisão do esporte mundial e nacional, diversos outros profissionais relacionados ao setor, como pesquisadores, atletas e jornalistas da imprensa esportiva.

Entre os nomes confirmados para o evento, destacam-se dois economistas renomados em estudos de megaeventos: Holger Preuss (Universidade de Mainz, Alemanha), pesquisador de várias candidaturas olímpicas e das Copas 2006 e 2010, e Ferran Brunet (Universidade de Barcelona), estudioso da viabilidade econômica dos Jogos Olímpicos e da gestão de legados esportivos.

Tendo como base os temas que serão discutidos durante o evento, ao final da Cúpula será elaborado um relatório de recomendações, com o objetivo de orientar entidades – públicas, privadas ou comunitárias – na assimilação, gestão e desenvolvimento das propostas de sustentabilidade e da implantação da Economia Verde no esporte.

O evento terá transmissão ao vivo, pela Internet, através dos links www.confef.org.br/CupulaEsporte (em português) e www.confef.org.br/SummitSport (em inglês). Os espectadores também poderão enviar suas perguntas à Cúpula.

Serviço:
Data: 21 de junho de 2012
Horário: das 9 às 19 horas
Local: Escola de Comando e Estado Maior do Exército – Urca – Rio de Janeiro
Site do evento: www.confef.org.br/rio12esporte