Programação alerta para enfrentamento à violência contra o idoso

A partir desta segunda-feira (11) e até a próxima sexta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, o Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e a Pessoa com Deficiência, desenvolve uma programação comemorativa da data, com ações que incluem atividades de políticas públicas de saúde, culturais, esportivas, socializantes, educativas e de promoção dos direitos da pessoa idosa.

A programação envolve, além das secretarias responsáveis pela execução das políticas públicas, a participação de universidades, instâncias do sistema de proteção e garantias de direitos e a sociedade civil organizada.

Segundo a coordenadora Isabel Pontes, o Censo de Riscos Sociais dos Idosos, de 2011, no Ceará, de acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, revela um quadro preocupante. Do total de 7.219 registros, 3.564 (49.37%) corresponde a violência doméstica praticada contra pessoas idosas.

O assunto tem merecido da parte do Governo do Estado, uma atenção especial com a definição de políticas públicas específicas para atender às demandas relacionadas a este segmento. Por meio do Programa Ceará Acessível, têm sido articuladas ações transversais em diferentes secretarias estaduais, incluindo também o apoio às iniciativas das entidades que atuam na proteção e defesa dos direitos desse segmento.

Programação

Fonte: STDS