Venezuelano Alí Rodríguez assume secretaria geral da Unasur

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, participará nesta segunda-feira (11) em Bogotá, da reunião extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasur), na qual assumirá como secretário geral do bloco o venezuelano Alí Rodríguez Araque. Uma nota do Ministério brasileiro de Relações Exteriores anuncia que o encontro extraordinário dos chanceleres dos 12 países membros da Unasul, marcará também o final do mandato da colombiana María Emma Mejía como secretária geral.

Para o Brasil, a administração de Mejía "contribuiu de modo importante à consolidação institucional da Unasul, esforço que deve permanecer no secretariado de Alí Rodríguez".

A chancelaria brasileira recorda que com a colombiana se instalou a sede provisória do Secretariado em Quito e se aprovou o orçamento comum do bloco, dotando-o de uma estrutura operativa simples e de baixo custo.

"O governo brasileiro expressa sua satisfação pela excelente coordenação entre a atual titular e seu substituto", sublinha a nota informativa.

Além da tomada de posse de Rodríguez Araque, os chanceleres aproveitarão a reunião extraordinária para examinar assuntos como o Regulamento Geral da Unasul, a criação dos conselhos Eleitoral e de Segurança cidadã, Justiça e Coordenação de ações contra o crime organizado multinacional.

A chancelaria brasileira recorda que o bloco regional dispõe na atualidade de conselhos ministeriais que dinamizam as relações entre os países da região, tais como o Conselho de Infra-estrutura e Planejamento, o Conselho de Defesa e o Conselho Energético.

Também, prossegue, conta com órgãos setoriais plenamente operativos como o Centro de Estudos Estratégicos de Defesa, em Buenos Aires; ou o Instituto Sul-americano de Governo em Saúde, no Rio de Janeiro; e a Secretaria Técnica Unasul – Haiti.

Fonte: Prensa Latina