Senadora Ana Amélia garante apoio a Manuela

Apesar do diretório municipal do PP ter optado por apoiar o atual prefeito, a senadora progressista Ana Amélia Lemos confirmou que apoiará a deputada federal Manuela d’Àvila na disputa pelo Paço municipal.

"Tentei atualizar o PP de Porto Alegre. Fiz minha parte. Estarei com a deputada Manuela porque é melhor para a cidade", escreveu ela em sua conta no Twitter, @anaamelialemos. Em outra postagem, a senadora comentou a indecisão do partido e expressou seu desejo de ver a deputada federal se eleger. "O partido ganhou e o PP do Fortunati, graças a mim tem a promessa de mais espaço. Darei apoio à futura prefeita", escreveu.

A senadora afirmou que a ala conservadora do PP não está em sintonia com o século 21 se acompanhar a candidatura do prefeito José Fortunati (PDT) à Prefeitura da capital. "Se me preocupar com a ala conservadora do partido, não estarei em sintonia com o século 21", disse a senadora, logo após depositar o voto na urna na reunião que decidiu o futuro progressista na campanha municipal.

Para Ana Amélia, principal entusiasta do apoio à deputada federal Manuela D'ávila, pré-candidata do PCdoB, assumir o conservadorismo frente ao cenário político que a elegeu seria irresponsabilidade com seus eleitores. "Meu eleitorado, a maioria jovens, estão antenados na rede social. Muitos votaram sem saber qual sigla eu defendia. Alguns disseram que não me escolheriam por ser de um partido conservador", explicou. A senadora obteve mais de 400 mil votos nas eleições de 2010.

Na opinião da senadora, as diferenças ideológicas históricas entre PP e PCdoB estão à margem da discussão. "A população não está preocupada com ideologia, o que vale é a eficiência", considerou. Para ela, o que está em jogo é a eficiência dos serviços básicos obrigatórios do município – como saúde, educação, transporte e segurança. "Um pai que leva o filho com a perna quebrada ao Pronto Socorro não perguntará ao médico se ele é comunista ou progressista", exemplificou.

Candidatura saiu fortalecida

Apesar da decisão desfavorável, Manuela declarou que sua candidatura ganhou força, já que recebeu o apoio de grande parte do PP, incluindo nomes como o da senadora Ana Amélia Lemos e de Celso Bernardi. A deputada participava de um debate do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) no momento da decisão. Pelo Twitter, ela agradeceu a ajuda de Ana Amélia e sua "dedicação e convicção" para tentar convencer o diretório municipal do PP. Ela ainda se disse "orgulhosa" em receber o apoio de 44 membros do diretório do partido. "Nossa candidatura segue firme, forte, programática e com o mais importante: apoio popular", declarou.

Mano Changes também apoiará Manuela

Um dos principais entusiastas de que o PP fechasse aliança com o PCdoB, o deputado estadual Mano Changes lamentou o resultado. "Com todo respeito, o continuismo é importante, mas no cenário atual, a ousadia é ainda mais", avaliou.

Mano Changes afirmou que seguirá a senadora Ana Amélia Lemos, principal articuladora da aproximação com Manuela. "O meu partido continuará sendo a Ana Amélia Lemos", sentenciou, acrescentando que ela proporcionou uma disputa democrática dentro do partido. "Perdemos uma oportunidade de não grenalizar a política na Capital", concluiu, em referência à forte rivalidade entre os dois maiores clubes do futebol gaúcho.

Da redação local, com agências