Movimento #YoSoy132 convoca novas marchas no México

Várias mobilizações serão realizadas a partir desta quarta (13) até o dia 30 de junho pelos integrantes do movimento estudantil mexicano #YoSoy132, segundo acordaram em uma assembleia celebrada na Escola Superior de Economia do Politécnico Nacional.

A primeira delas será nesta quarta-feira, quando os jovens se concentrarão em frente àTelevisa Chapultepec com as mesmas reivindicações dos protestos que se iniciaram há um mês: a democratização dos meios de comunicação, transparência e tratamento igualitário nos espaços da TV para os quatro candidatos presidenciais.

Para a quinta, planejam uma manifestação do lado de fora da embaixada do Canadá em solidariedade aos estudantes de Quebec, que protestam por melhorias na educação desse país.

O plano de ação do #YoSoy132 inclui marchas contra Peña (o candidato do Partido Revolucionário Institucional, PRI, Enrique Peña Neto) nos dias 24 e 27, datas em que se concentrarão no palácio municipal de Nezahualcóyotl no Estado do México.

Já no dia 30 de junho, antes das eleições de 1 de julho, realizarão a chamada Marcha Nacional pela Democracia, que percorrerá o trajeto Tlatelolco-Zócalo, na capital.

Durante a reunião de ontem os estudantes rechaçaram os incidentes de violência contra a caravana de Peña Neto e reiteraram que esses atos não fazem parte do movimento, que tem proclamado sua adesão às mobilizações pacíficas.

O #YoSoy132 nasceu depois do repudio à visita do candidato do PRI à Universidade Ibero-americana no último dia 11 de maio, onde foi interpelado e expulso pelos jovens com gritos de "Fora!"

O início do movimento deu um novo tom à atual campanha eleitoral no país e poderia influir nos resultados das eleições, de acordo com alguns analistas.

Cerca de 80 milhões de cidadãos estão convocados às urnas um julho. Desses, 25 milhões têm até 29 anos de idade e 14 milhões exercerão este direito cívico pela primeira vez.

Com Prensa Latina