PCdoB mantém pré-candidaturas em sete capitais

Nos últimos dias são intensas as especulações difundidas pelos meios de comunicação sobre a retirada de candidaturas do PCdoB e a negociação de apoios a candidatos de grandes partidos. Reunida em São Paulo nesta sexta-feira (15), a Comissão Política Nacional do PCdoB fez um eloquente desmentido. Os comunistas manterão as suas candidaturas a prefeituras de pelo menos sete capitais e 30 cidades médias.

O presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, considera que as pressões aumentam porque o PCdoB entrou desde 2006 no terreno da disputa de eleições majoritárias, concorrendo com outros grandes partidos, o que já é uma expressão do avaanço do Partido e sua acumulação de forças.

Leia também:
José Reinaldo: Para os comunistas, eleição é parte da resistência e da luta
 
“Na medida em que o PCdoB exerce crescente papel nas eleições majoritárias, nos chocamos com os maiores partidos”, ressalta.

A Comissão Política examinou o quadro eleitoral nas principais cidades brasileiras e destacou as grandes possibilidades da legenda comunista em Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Florianópolis, Goiânia, Macapá e São Paulo.

Inácio Arruda, pré-candidato em Fortaleza, considera que o PCdoB manterá sua indicação, “por maiores que sejam as dificuldades”. “Os comunistas terão candidatura própria em Fortaleza e está descartada a hipótese de apoiarmos outra candidatura”, diz o senador cearense.

Manuela D´Ávila considera que são cada vez mais favoráveis as condições da disputa em Porto Alegre, devido à enorme aceitação popular de seu nome, que contrabalança os apoios políticos que o prefeito José Fortunati vem obtendo dos partidos de direita.

A Comissão Política do PCdoB decidiu levar às respectivas convenções municipais as candidaturas de Manuela D´Ávila (Porto Alegre), Angela Albino (Florianópolis), Inácio Arruda (Fortaleza), Alice Portugal (Salvador), Isaura Lemos (Goiânia), Evandro Milhomen (Macapá) e Netinho de Paula (São Paulo).

Da Redação do Vermelho