Setre marca presença na Conferência Rio +20

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) estará presente na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, na segunda-feira (18/6) e quinta-feira (21/6). Na ocasião, a Setre realiza exposições técnicas sobre Agenda Bahia do Trabalho Decente, Pituaçu Solar e Economia Solidária, no Parque dos Atletas, Rio de Janeiro. A participação da Bahia contará com a presença de outras pastas estaduais.

O chefe de gabinete da Setre, Elias Dourado, vai falar do projeto Pituaçu Solar em dois momentos: dia 18, às 11h30, e dia 21, às 18h. A Agenda Bahia do Trabalho Decente será apresentada pela coordenadora estadual, Patrícia Lima, e a assessora técnica Jane Burgos, no dia 18, às 12h20. Já a política de Economia Solidária será exposta pela coordenadora do programa Vida Melhor da Setre, Lara Matos, e pela coordenadora de Formação e Divulgação da secretaria, Tatiana Reis, no dia 18, às 12h40.

Lançada em abril de 2007, a Agenda Bahia do Trabalho Decente é uma pauta de compromissos assumida por governo, trabalhadores e empregadores empenhados com a defesa do trabalho decente como elemento central de suas estratégias de desenvolvimento. A coordenação está sob a responsabilidade da Setre e a sua gestão fica a cargo de um Comitê composto por 27 instituições locais.

O Pituaçu Solar consiste na geração de energia solar no estádio. Desde abril último, o Estádio de Pituaçu gera energia a partir do sol, sendo o primeiro na América Latina autosuficiente em energia elétrica solar fotovoltaica. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia e a Coelba, aprovado pela Aneel. Além do Estádio de Pituaçu, essa mesma energia está suprindo o prédio onde funcionam, a Setre e a Secretaria de Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Em 2007, foi criada na Setre, a Superintendência de Economia Solidária. Na apresentação, as técnicas da superintendência irão apresentar as diversas ações e projetos desenvolvidos desde então pelo governo para fortalecer a Economia Solidária no Estado.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom/Setre