“Fazer o Bem Sem Olhar a Quem” estreia no cineCabeça hoje

Programação proposta pelo Nascedouro Cineclube leva produções sobre o universo das periferias do Brasil para o Teatro Arraial

Proposta pelo Nascedouro Cineclube, de Peixinhos, em Olinda, a programação do mês de junho do o cineCabeça – Ação Cineclubista realiza nesta segunda-feira (18/6) sessão de debate sobre a produção audiovisual que trazem um olhar dos que vivem nas comunidades. A sessão acontece no Teatro Arraial a partir das 19h e contará com a participação de Amparo Araújo – Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife.

A sessão desta segunda traz a estreia do curta pernambucano Fazer o Bem Sem Olhar a Quem, resultado do curso de produção de vídeo desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos do Recife. A programação traz ainda outros três curtas-metragens Picolé, Pintinho e Pipa, Cores da Rua e Caminhos Possíveis: Oito Experiências de Projetos com a Juventude. O debate após a exibição dos filmes contará com a participação de Amparo Araújo – Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife.

Sinopse dos filmes

Fazer o Bem Sem Olhar a Quem (2012 | PE |20’), da Secretaria de Direitos Humanos – A Pousada e Abrigo Filhos de Deus é uma casa de todos e Dona Maria Helena é a mãe desses. Documentário sobre o abrigo que hospeda pacientes e acompanhantes de Tratamento Fora do Domicílio, vindos do interior de Pernambuco e de outros estados do Brasil e que se mantém através de doações. Filme produzido pela turma de Produção de Vídeo do Projeto Multicultural Inserção na Linguagem das Artes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Recife.

Picolé, Pintinho e Pipa (2007| RJ |15’), de Gustavo Melo – A chegada do carro do troca-troca no morro sempre desperta a curiosidade de todos, principalmente das crianças. A troca de sucatas por Picolé, Pintinho e Pipa precisa ser rápido, o carro só visita o morro uma vez por mês e ele sobe até o pico do morro e desce a rua, indo embora de vez.

Cores da Rua (2010 | PE | 20’), do Projeto OI Kabum| Auçuba – Esses filmes foram produzidos pelos educandos do Projeto Oi Kabum da ONG Auçuba, e trazem o resultado da produção de jovens que foram capacitados tecnicamente e depois colocaram em prática o aprendizado com acompanhamento dos profissionais do projeto. Abordam temas presentes no dia a dia dessas comunidades periféricas de Recife e Olinda. O olhar desses jovens sobre sua realidade cotidiana.

Caminhos Possíveis: Oito Experiências de Projetos com a Juventude (2009 | PE | 35’), de Marianna Araújo – O vídeo é resultado do projeto de Sistematização de experiências de prevenção a violência contra jovens de espaços populares, com apoio do Ministério da Educação e parceria com o CEDAPS. Com direção de Marianna Araújo, foram documentadas as organizações: Afroreggae, CUFA, Nós do Morro, Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, Movimento Cultural Boca do Lixo e Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares de Pernambuco e Instituto Sou da Paz e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Sapopemba de São Paulo. Realizado pelo Observatório de Favelas, com apoio do Ministério da Educação e parceria com o CEDAPS.

Serviço:
cineCabeça – Ação Cineclubista
Curtas: Fazer o Bem Sem Olhar a Quem; Picolé, Pintinho e Pipa; Cores da Rua e Caminhos Possíveis: Oito Experiências de Projetos com a Juventude
Data: 18/6/12
Hora: 19h
Local: Teatro Arraial – Rua da Aurora, 457, Boa Vista (entre as ruas Princesa Isabel e Riachuelo)
Entrada gratuita

Fonte Site da Fundarpe