Povos latino-americanos ganham ato de solidariedade na Cúpula

Durante a extensa programação da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, acontece nesta segunda-feira (18) um ato político de apoio aos povos latino-americanos e também a assinatura de um manifesto em solidariedade à causa.

A assinatura será por volta das 12h na Associação José Martí, na avenida 13 de Maio, 23/1623. A manifestação política solidária ao povo da América Latina será na Tenda da Plenária 3 de Soberania Alimentar, às 18h30 de hoje. Estarão presentes representantes da Colômbia, Honduras, Guatemala, Venezuela, Haiti e Cuba.

A atividade autogestionada integra o primeiro eixo do encontro. Outros dois eixos integram a Cúpula: plenárias e assembleias.

Plenárias e assembleias

As novas alternativas para a geração de energia são assunto que vem sendo bastante debatido na Cúpula dos Povos. Elas foram tema principal na plenária “Energia e indústrias extrativas”, que aconteceu em dois turnos, pela manhã e à tarde do domingo (17) . Representantes de movimentos sociais da América Latina, América do Norte, Europa e da África trocaram experiências e pontos de vista e, ao final, no período da tarde, fizeram propostas focando nas energias renováveis.

Diversas atividades chamadas Plenárias de Convergência (diversas ocorrem até hoje, onde serão fechadas propostas que serão levadas nas Assembleias dos Povos, que começam na terça-feira (19) e vão até a sexta-feira (22).

Ao todo são cinco plenárias, dedicadas a temas-chave para a elaboração do documento final da Cúpula dos Povos, que será produzido durante as três Assembleias dos Povos. As plenárias estão divididas em: Soberania Alimentar; Energia e indústrias extrativas; Defesa dos bens comuns contra a mercantilização; Direitos, por justiça social e ambiental; Trabalho: por outra economia e novos paradigmas.

Deborah Moreira,
Especial para o Vermelho no Rio de Janeiro