Relator também critica decisão do STF: interferência no Congresso

“Discordo frontalmente da decisão tomada pelo Tribunal. É uma interferência no funcionamento do Congresso”. Assim o relator do processo contra o senador Demóstenes Torres no Conselho de Ética, senador Humberto Costa ( PT-PE), reagiu à liminar que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, concedeu ao acusado, protelando a decisão que seria tomada nesta segunda-feira (18).

Depois de reunir-se com o presidente do Conselho, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), e com a secretária-geral do Senado, Claudia Lyra, Humberto Costa afirmou que tudo será feito para que a decisão sobre esse processo seja definitivamente tomada antes do início do recesso parlamentar, em 19 de julho.

Leia também:
Presidente do Conselho de Ética do Senado critica decisão do STF
 

“A defesa atua para protelar esse processo, mas nós vamos continuar perseguindo a meta de votá-lo antes do recesso. A nossa dificuldade de votar esta semana é que boa parte dos parlamentares está na Rio+20. Para garantir quórum, nós votaremos na terça-feira (26). Mas vamos votar”, afirmou.

Humberto Costa afirmou que a protelação conseguida pela defesa do acusado não interfere em nada no relatório por ele elaborado. “Essa proteção não interfere em nada em nosso julgamento, que é político. Estamos usando (nesse relatório) os diálogos (interceptados pela polícia) que o próprio senador Demóstenes Torres reconheceu como autênticos”, disse o relator.

De Brasília,
Com Agência Senado