Manifestação reúne alunos e docentes de universidades estaduais

Alunos e professores das três universidades estaduais do Ceará realizaram manifestação para cobrar melhorias nos campi e nas condições de ensino. Como ponto principal na pauta de reivindicação, a realização de concurso para professores efetivos e servidores.

Cerca de 200 alunos e professores das três universidades regidas pelo Governo do Estado realizaram uma manifestação na última quarta-feira (20/06), na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, antigo Palácio Iracema. Participaram do ato estudantes vindos de outros municípios cearenses como Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu.

Dentre os pontos principais que discentes e docentes pleiteiam estão realização de concurso público para professores efetivos, efetivação do Plano de Cargos e Carreiras para os servidores e melhoria da infraestrutura para os cursos já oferecidos.

A reunião entre manifestantes e representantes da Secitece acabou não acontecendo. O grupo pediu que todos pudessem participar da negociação e conversar com o secretário-adjunto do órgão, Almir Bittencourt. Mas o gestor afirmou que, por falta de local apropriado, não receberia um grupo superior a dez pessoas. Almir reforçou que a reunião deveria ter sido agendada, para haver uma preparação da secretaria para receber os alunos e professores.

Saiba mais

O titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Renê Barreira, estava numa conferência da Rio + 20, no Rio de Janeiro.

Estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca) participaram da manifestação.

De Fortaleza,
Carolina Campos ( com informações do jornal O Povo)