EUA, Japão e Coreia do Sul iniciam manobras navais

Forças navais dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul iniciaram nesta quinta (21) manobras conjuntas em águas próximas a Seul com a participação de destróiers, helicópteros antissubmarinos e barcos de apoio logístico.

Estes exercícios que têm duração de dois dias têm como palco uma zona próxima à meridional ilha sul-coreana de Jeju, com um programa que inclui operações de resgate e simulações de busca, de acordo com o Ministério de Defesa, citado por meios da imprensa.

Segundo explicou-se ao anunciar as manobras, estas se centrarão na melhora da comunicação com a Marinha da Coreia do Sul e a Força Marítima de Autodefesa do Japão, para facilitar as missões de socorro e atividades de cooperação de segurança no futuro.

Após estes exercícios, serão iniciados outros navais entre forças dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, a partir do sábado (23), que se estenderão por três dias nas águas em frente à costa ocidental da península, dos quais participará o porta-aviões George Washington.

Esses ensaios abarcarão operações contra submarinos, inclusive sua detecção, entre outras tarefas.

Ao referir-se hoje a estas manobras, o jornal norte-coreano Rodong Sinmun assinala que as ações para dar forma à aliança entre os outros três países constituem um ato contrário à tendência destes tempos favoráveis à paz e estabilidade regional, incluída a península.

Acrescenta que o Exército e povo da República Popular Democrática da Coreia se mantêm vigilantes diante estes exercícios militares conjuntos.

Fonte: Prensa Latina