Lideranças sindicais organizam comitê pró-candidatura de Manuela

Dezenas de lideranças sindicais estiveram reunidas, dia 19/6, para estruturar o Comitê Sindical Pró-Candidatura de Manuela d’Ávila à Prefeitura de Porto Alegre. “Estamos em uma fase de mobilização inicial para eleger a primeira prefeita da capital gaúcha”, disse o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor.

lideranças sindicais apoiam manuela - Marina Pinheiro

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Paulo Bark, conclamou os sindicalistas de todos os sindicatos e federações que apóiam Manuela d’Ávila a se engajarem neste Comitê. “Esta eleição envolve o dia-a-dia dos trabalhadores sofrem pela falta de postos de saúde, creches e melhor transporte coletivo, além de outras promessas de campanha que não foram cumpridas”.

O presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do RS, Adair Antunes manifestou sua inconformidade com o decreto da Prefeitura que restringiu as atividades de aproximadamente 2.000 profissionais “que trabalham à noite para sustentar suas famílias”. “Os maiores prejudicados têm sido os músicos negros”, denunciou.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras e Produtoras de Filmes e Vídeos do RS, Jorge Barcelos, salientou que todos os problemas da cidade envolvem diretamente os trabalhadores “que vivem e passam o sufoco diário na Capital”.

Para o secretário sindical do PCdoB, Clóvis Silva, é fundamental que os trabalhadores se mobilizem em torno de um programa de governo avançado para a cidade como a de Manuela d’Ávila. “Temos que ter consciência de que precisamos nos unir e dar a nossa contribuição para melhorar a vida de todos os moradores”.

Foi ressaltada também a necessidade de que os sindicalistas conquistem vagas na Câmara de Vereadores a fim de dar suporte ao futuro governo de Manuela d’Ávila. “Temos que trabalhar em dobro porque a nossa candidata contraria muitos interesses obscuros”, advertiu Alexandre Dias, em licença da Guarda Municipal para concorrer.

O conjunto de representantes de diversas federações e sindicatos foi bastante significativo já que o objetivo do encontro era formar um Comitê Suprapartidário de Trabalhadores em apoio a Manuela d’Ávila.

A parte final da reunião foi destinada a estabelecer um cronograma para as próximas reuniões quando os sindicalistas se comprometeram a aglutinar o maior número possível de companheir@s, com adesões numerosas e expressivas que culminarão com o lançamento de um comitê suprapartidário dos trabalhadores em apoio a pré-candidatura de Manuela D’Avila no próximo mês.