Caso Assange: embaixadora do Equador em Londres vai a Quito

A Embaixada do Equador em Londres declarou que a embaixadora Anna Albán viajará a Quito neste final de semana para conversar com o governo sobre o pedido de asilo político do fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

Assange se refugiou na embaixada equatoriana na quarta-feira para evitar ser extraditado para a Suécia, onde as autoridades querem interrogá-lo sobre acusações de violação sexual.

O presidente Rafael Correa já disse que seu governo está considerando o pedido de asilo, mas não deu indícios de quando tomará a decisão.

Um porta-voz da embaixada em Londres, que pediu a preservação do anonimato, declarou neste sábado (23) que Albán viajará ao Equador neste final de semana para discutir o assunto.

A respeito do pedido de asilo no Equador, Assange declarou: “Ouvi dizer que os equatorianos eram solidários em relação às minhas lutas e às lutas da minha organização contra os Estados Unidos”, declarou.

Funcionários britânicos disseram que Assange está fora de seu alcance na embaixada, mas será preso assim que sair por não ter feito o pagamento da fiança.

Com informações do CubaDebate e AP