Patriota cubano envia mensagem por morte de advogado

Ramón Labañino, um dos cinco antiterroristas cubanos aprisionados nos Estados Unidos em 1998, enviou uma mensagem de condolências pela morte do advogado Roberto González, membro da equipe legal que trabalha pela libertação dos lutadores.

González, que faleceu nesta sexta-feira (21) em Havana vítima de câncer, tinha dedicado os últimos anos de sua vida à causa de Labañino, Gerardo Hernández, Fernando González, Antonio Guerreiro, e de seu irmão René González, conhecidos internacionalmente como os Cinco.

“Acabo de conhecer a duríssima notícia da partida de nosso queridíssimo irmão Roberto González, e desejo enviar a sua mãe, esposa, família, amigos e todo nosso amado povo, e em especial, a René, nossa dor e pesar”, expressa a nota.

Os que tivemos a honra de conhecer, de compartilhar com ele, aponta ainda o texto, sabemos muito bem a estatura de homem e de fiel cubano que sempre mostrou em todo momento. "Seu apoio legal, seu carisma, sua entrega humana completa a nossa causa e a Cuba, são imagens que perdurarão conosco já eternamente."

No início de março, Roberto González recebeu o título de membro honorário do Grêmio Nacional de Advogados (National Lawyers Guild, NLG), a maior e mais antiga organização legal dos Estados Unidos.

A condecoração foi oferecida em reconhecimento a suas contribuições como defensor dos direitos humanos e, sobretudo, por seus esforços profissionais no caso dos Cinco.
Os Cinco, aprisionados por prevenir as ações contra Cuba de grupos violentos radicados na Flórida, foram condenados a penas de até dupla corrente perpétua mais 15 anos de privação de liberdade, em um processo judicial criticado a nível internacional por suas numerosas irregularidades.

Fonte: Prensa Latina