Defesa Civil alerta para incêndios que chegam com a seca

A Defesa Civil do Distrito Federal emitiu um alerta para os donos de chácaras, fazendas e criadores de gado do DF para que somente realizem as queimadas controladas com autorização do Ibama e sob orientação do Corpo de Bombeiros.

Este ano excepcionalmente a seca, que normalmente começa em abril/maio, só esta chegando agora, mas os cuidados devem ser redobrados.
Segundo o órgão, o método usado no manejo de pastagens e na limpeza da terra é especialmente perigoso no período de seca que Brasília vai entrar agora. A estiagem favorece para que qualquer fogo se espalhe rapidamente pela vegetação, saia do controle e vire um incêndio de grandes proporções.
Reforço
Neste ano, contudo, os bombeiros poderão contar com um reforço de peso no combate aos incêndios florestais. Dois aviões adquiridos nos Estados Unidos ao custo de US$ 1,9 milhão cada. As aeronaves, consideradas as mais modernas do mundo para a finalidade, têm capacidade para transportar 3,1 mil litros de água por viagem, podem ser carregadas com água em menos de três minutos e têm autonomia para voar quatro horas sem abastecer. No Brasil, somente os bombeiros do DF contam com os aviões especiais.
Além das aeronaves, o Corpo de Bombeiros também terá 350 soldados a mais do que ano passado, após a conclusão do treinamento dos aprovados em concurso.