Jornal confirma campanha midiática pró-Peña Neto no México

Uma unidade secreta dentro do canal mexicano Televisa desenhou e financiou em 2009 uma campanha em redes sociais a favor de Enrique Peña Neto, atual candidato presidencial pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), informou nesta quarta (27) a imprensa.

O diário La Jornada  ressalta em manchete um extenso artigo publicado pelo jornal britânico The Guardian, no qual se assegura que as novas revelações de parcialidade da Televisa em favor de Peña Neto desafiam as afirmações da emissora de que tem sido politicamente imparcial.

Além disso, desmontam "a insistência do candidato presidencial tricolor de que nunca teve uma relação especial com a Televisa", publicou o rotativo londrino em sua página eletrônica.

The Guardian mostrou uma cópia de um contrato feito com a Comercio Más, melhor conhecida como Esmas, empresa filial de Televisa, para a produção de vídeos que debochem de alguns dos erros e pontos fracos do governante Partido Ação Nacional (PAN).

Os videos encomendados pela emissora para serem difundidos nas redes sociais, tinham um objetivo claramente político, sublinhou o texto.

As eleições intermediárias de 2009 seriam a plataforma a partir da qual o então governador do Estado do México (Peña Neto) mostraria musculatura político para se lançar posteriormente ao cenário nacional na busca da candidatura presidencial de 2012.

No último dia 7 de junho, The Guardian desvelou este suposto vínculo entre a Televisa e o priísta, quando publicou que o canal lhe vendeu uma cobertura favorável em seu principal noticiário e em programas de entretenimento.

O trato incluiu a utilização desses mesmos espaços para desprestigiar Andrés Manuel López Obrador, atual candidato presidencial do Movimento Progressista.

Nesse momento, a Televisa desmentiu a publicação e argumentou que as provas do diário britânico careciam de certeza e confiabilidade.

Fonte: Prensa Latina