Secopa leva grupo ao Rio para conhecer o Centro de Operações

O Secretário para Assuntos da Copa da Bahia, Ney Campello (PCdoB), reuniu uma equipe para conhecer os trabalhos no Centro de Operações do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (26/6). O objetivo da viagem foi buscar influências da experiência do modelo de segurança carioca para a implantação de um Centro de Comando e Controle no estado, que servirá aos megaeventos esportivos e ficará como legado para a capital baiana, depois da Copa.

Estiveram presentes na visita a Assessora Especial da Secopa, Adriana Tapioca, o Major da Polícia Militar da Bahia, Marcos Antônio Oliveira da Conceição, o Capitão da Polícia Militar da Bahia, José Luis Santos Silva, o delegado, Ivo Carvalho Tourinho, e o técnico da Secretaria de Segurança Pública, Chris Alves Silva Santos. O grupo foi recepcionado pelo chefe executivo do Centro de Operações, Fávio Franco, e sua equipe técnica.

“A experiência do Centro de Operações do Rio nos ajuda na definição do modelo do nosso Centro de Comando e Controle, que será implantado pela Segurança de Segurança Pública e que se constituirá em um dos importantes legados”, explica Campello.

Inaugurado em 2010, o Centro de Operações do Rio integra cerca de 30 órgãos (secretarias municipais, estaduais e concessionárias) e foi criado com objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade, além de soluções e minimizar as ocorrências. A unidade alerta os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências, como chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos. O Centro é um projeto pioneiro no Brasil.

De Salvador,
Erikson Walla
Com informações da Ascom/Secopa