Pesquisa no Brasil: usuários de drogas são cada vez mais jovens

A Asso­ci­ação Brasileira de Alcoolismo e Out­ras Dro­gas (Abrad) divul­gou, no Dia Mundial de Com­bate às Dro­gas, 26 de junho, pesquisa que pre­ocupou ainda mais autori­dades e espe­cial­is­tas no Brasil: o uso de dro­gas acon­tece cada vez mais cedo na vida dos brasileiros.

Segundo o lev­an­ta­mento, o con­sumo de álcool e tabaco começa em torno de 12 anos, em média. A psicóloga Lean­dra Igle­sias, dire­tora da unidade ser­rana da Abrad, comen­tou os números: “Esta é a grande pre­ocu­pação nossa dev­ido à pre­co­ci­dade do acesso ao álcool e às demais dro­gas, sendo que o que fica mais notório é o abuso, o uso exces­sivo do álcool, entre menores de 18 anos”.

Números

Cerca de 12,5% da pop­u­lação brasileira são depen­dentes de álcool. E o con­sumo entre as mul­heres aumen­tou 55% nos últi­mos dez anos, “de forma abu­siva”, infor­mou a psicóloga. “Nós cos­tu­mamos dizer que o álcool e o cig­a­rro, que são as dro­gas legais, são a porta de entrada para as dro­gas ile­gais”, destaca Lean­dra Iglesias.

Lean­dra Igle­sias aler­tou que da mesma forma que as dro­gas ilíc­i­tas, os esteroides e anab­o­lizantes causam danos em diver­sas áreas do organ­ismo humano e do cére­bro, inclu­sive com difer­en­ci­ação entre male­fí­cios no organ­ismo fem­i­nino e mas­culino. “É bas­tante pre­ocu­pante, porque o jovem não sabe disso e, em busca do corpo sarado, usa essas sub­stân­cias de forma não criteriosa”.

Fonte: Grita São Paulo