Mídia destaca sucesso da missão espacial tripulada chinesa

A aeronave espacial tripulada da China Shenzhou-9 retornou à Terra nesta sexta-feira (29) pela manhã. A imprensa estrangeira acompanhou o evento e ressaltou o triunfo da missão.

A rede de televisão norte-americana, CNN, reportou que a Shenzhou-9 regressou ao Planeta, "cumprindo uma tarefa ambiciosa que traz uma série de avanços para o país".

Leia também:
China pode continuar a enviar mulheres ao espaço no futuro

A China se tornou o terceiro país a realizar o acoplamento espacial tripulado, após EUA e Rússia.

A agência de notícias russa Itar-TASS cobriu todo o processo da missão chinesa, desde o acoplamento e separação entre a Shenzhou-9 e o Tiangong-1, até o pouso da aeronave e a saída dos cosmonautas. A Itar-TASS também fez uma retrospectiva sobre a história do desenvolvimento espacial tripulado da China.

A agência de notícias japonesa Kyodo News Service comentou que o ritmo de desenvolvimento do setor espacial chinês vai acelerar ainda mais com o sucesso do primeiro acoplamento tripulado.

O jornal brasileiro Folha de São Paulo noticiou que a realização bem sucedida da viagem da Shenzhou-9 marca o início da missão do país para estabelecer uma Estação Espacial permanente.

Fonte: Rádio Internacional da China